César Castro vai à final do trampolim e repete feito de 2004

Saltador brasileiro fica na sexta posição na semifinal

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Volte 12 anos no tempo. E veja César Castro, aos 21 anos, novinho, classificado para uma final em sua primeira disputa olímpica. Se você não está lembrado, não tem problema. Ele fez de novo. Repetiu o feito nesta terça-feira, aqui no Brasil. Aos 33 anos, em sua quarta participação em Jogos Olímpicos, o brasileiro conseguiu a classificação para uma nova decisão. Está na final da prova individual do trampolim de três metros, nos saltos ornamentais da Rio 2016, igualando o feito de Atenas 2004.

O atleta conseguiu a vaga entre os 12 finalistas na sexta posição com a nota de 442.45 após executar os seis saltos na fase de classificação, no Parque Aquático Maria Lenk. O próximo passo é superar o desempenho daquela Olimpíada. Na Grécia, ele terminou na nona colocação. A final será disputada às 18h, também nesta terça. O chinês Yuan Cao avançou na liderança com 489.10 pontos, seguido do mexicano Rommel Pacheco (469.70) e do russo Evgenii Kuznetsov (468.35).

- A pontuação que fiz hoje é uma pontuação que tenho condição de fazer. Eu tenho uma série muito consistente, que foi a que apresentei hoje. Fui feliz desde o primeiro salto. Os caras têm uma série mais forte, então preciso ter uma nota mais alta. Mas é tudo dentro do treinamento, eu não faço nada muito diferente disso, não - disse o brasileiro, pouco depois de encerrada a semi.

César Castro começou a prova com uma boa nota 72.00 no primeiro salto, o que o colocou na 11º posição, dentro da zona de classificação. No segundo, o brasileiro conseguiu melhorar e recebeu 72.85 dos juízes. O desempenho o fez subir quatro posições no fim da segunda rodada, e ele terminou em sétimo. No terceiro salto, levantou a torcida no Maria Lenk. César recebeu nota 81.60, e os brasileiros vibraram demais. No fim da terceira rodada, acabou na ótima quinta posição. 

Com pontuação de 67.50 em sua quarta apresentação, César caiu para o sétimo lugar no fechamento da rodada, mas ainda entre os classificados para as finais. A vaga ficou mais próxima depois do quinto salto do brasileiro. César recebeu nota 76.50 na penúltima rodada. Em quinto lugar naquele momento, bastava ao saltador manter-se concentrado para a última performance. Sereno e seguro, César recebeu nota 72.00 no último salto e alcançou a soma total de 442.45. Com a torcida em festa, pela primeira vez durante a semifinal o brasileiro comemorou ao sair da água. 

- Quando acaba a competição, a cabeça está muito voltada para o treino e para a final. Nem abro muito a cabeça para outras coisas. Depois de uns dias, cai a ficha. Pela minha experiência em Atenas na final e a medalha no Pan-Americano aqui (2007, no Rio), é muito bom ter a família junto, uma sensação especial, uma final olímpica no Rio, em casa, é o sonho de qualquer um. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES