César Cielo lidera, Brasil quebra recorde no 4x 100m, e duelo com Phelps fica para a final

O americano não foi a única ausência nas eliminatórias dos 4x100m livre

Cielo lidera | Divulgacao
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Sem Michael Phelps, todas as atenções no Foro Itálico estavam voltadas para César Cielo. Ele não decepcionou. Pulou na piscina e liderou o Brasil no revezamento 4x100m livre do Mundial de Esportes Aquáticos, em Roma. E foi muito além do que esperava. Nicolas Oliveira, Guilherme Roth e Fernando Silva seguiram o campeão olímpico dos 50m livre. Juntos, quebraram o recorde do campeonato e levaram o país à final da prova, quando deve enfim acontecer o primeiro duelo contra o americano Phelps, fenômeno da natação. A França passou em segundo, e os Estados Unidos em terceiro. As finais começam às 13h deste domingo, e terão transmissão ao vivo do SporTV. O GLOBOESPORTE.COM acompanha em Tempo Real.

O americano não foi a única ausência nas eliminatórias dos 4x100m livre. Os franceses Fred Bousquet, recordista mundial dos 50 livre, e Allain Bernard, ex-recordista dos 100m livre, também foram poupados. O australiano Eamon Sullivan, dono da melhor marca do mundo nos 100m, não está em Roma. Ele se recupera de uma virose.

Os americanos defendiam tanto o recorde mundial (3m08s24) quando o da competição (3m12s72). Neste domingo, nadaram com Garret Weber-Gale, Mattew Grevers, Ricky Berens e Cullen Jones. Mas, antes mesmo de entrarem na água, viram a marca do Mundial Esportes Aquáticos ser batida pelo time australiano. Andrew Abood, Andrew Lauterstein, Tommaso D"orsogna e Mathew Targett estabeleceram 3m11s58.

A façanha durou pouco. Os franceses, com Amaury Leveaux, Gregory Mallet, William Meynard e Fabien Gilot, baixaram a marca na bateria seguinte: 3m11s38.

O mellhor ainda estava por vir. O time brasileiro disputou a última bateria, junto com os Estados Unidos e a Itália. César Cielo cruzou os primeiros 50m em segundo, mas conseguiu ultrapassar o sul-africano Lyndon Ferns (47s49). Nicolas Oliveira manteve a liderança (47s51), e Guilherme Roth (48s15) abriu um corpo de vantagem. Fernando Silva (48s21) passou sufoco, mas acelerou no fim e garantiu a primeira colocação, com direito a mais um recorde: 3m11s26.

Phelps não está confirmado na final. Ele pretende nadar seis provas em Roma. Após os 4x100m livre deste domingo, vai competir em outros dois revezamentos (4x200m livre e 4x100m medley), além das individuais 200m livre e 100m e 200m borboleta.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES