Chance do título ficar entre Corinthians, Vasco e Bota é 91%

Matemático aponta o Fluminense como time que pode surpreender o trio

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Três clubes, um troféu. A seis rodadas do fim do Campeonato Brasileiro, o número de reais candidatos ao título caiu, na visão do matemático Tristão Garcia. Corinthians, Vasco e Botafogo concentram as atenções e pintam como favoritos na reta final da competição. A chance de um dos três levantar a taça no dia 4 de dezembro é de 91%.

- Estamos entrando numa fase final, que é mais provável os times se desligarem da disputa do titulo, do que entrarem novos candidatos na disputa. O campeonato está afunilando. Só se os líderes fracassarem darão oportunidades para o pelotão de trás ? frisou Tristão.

A vitória sobre o Avaí foi suada e apertada, mas também compensadora e importante. Com o triunfo no Pacaembu, o Corinthians voltou a figurar como o principal favorito ao título brasileiro. Viu suas chances subirem de 33% para 48%, enquanto o seu principal rival, o Vasco, teve suas possibilidades de título reduzidas de 52% para 31%, segundo Tristão. O Botafogo, que derrotou o Cruzeiro no sábado, tem 12%.

- O Corinthians fez sua parte e, queira ou não, o Vasco perdeu pontos em casa. Na teoria, o Corinthians tem uma tabela um pouco melhor pela frente. Mas a tabela do Vasco pode ser analisada de duas formas. O clube só tem mais um jogo em São Januário (contra o Avaí) e tem clássicos pela frente. Por outro lado, joga quatro das últimas seis partidas no Rio de Janeiro.

A vitória fora de casa sobre o Ceará fez as chances do Fluminense subirem para 5%. Mesmo ainda distante do título, Tristão Garcia prefere não duvidar do Tricolor carioca. Ele aponta a boa campanha no segundo turno como o principal trunfo do time de Abel e vê o jogo do próximo domingo, no Beira-Rio, contra o Inter, como decisivo para as pretensões da equipe carioca.

- O Fluminense teve um resultado muito importante fora de casa, contra o Ceará. Precisa vencer o Inter para pensar em título. Se ganhar, se credencia. É um jogo-chave.

Flamengo (5º), Inter (6ª), São Paulo (7º) e Figueirense (8º) aparecem com chances remotas de conquistar o Brasileirão: 1%. As novidades são os clubes gaúcho e catarinense, que não apareciam como candidatos ao fim da última rodada. No entanto, Tristão diz que as chances de título são mínimas.

- Ter 1%, nessa altura é duro. Está muito difícil para esses times. São chances matemáticas. Tem que acontecer um verdadeiro milagre de um deles ganhar tudo, e os que estão na frente, perderem.

Classificação G4 na 32ª Rodada (Foto: ArteEsporte)

Em relação ao ano passado, uma semelhança. Após a 32ª rodada, os dois primeiros colocados estão empatados em números de pontos, com três de vantagem para o terceiro. Em 2010, Fluminense e Cruzeiro apareciam com 57 pontos, enquanto o Corinthians tinha 54. A classificação final obedeceu a mesma ordem.

Em 2009, Fla estava na mesma situação

Apesar da derrota de virada para o Grêmio e do discurso de que o objetivo é a vaga na Libertadores, um alento para os flamenguistas mais supersticiosos. Em 2009, após a rodada #32, o Flamengo estava a exatos seis pontos do líder Palmeiras. Diferença idêntica à do Rubro-Negro para o Corinthians.

- O Flamengo, em 2009, não vinha de duas goleadas (Universiad de Chile e Grêmio). Eram momentos diferentes e fez uma campanha incrível na reta final. Conquistou 16 pontos dos 18 possíveis. Uma pontuação espetacular. Mas esse ano tem o agravante dos clássicos nas últimas rodadas. Por outro lado, tem uma oportunidade, pois tem o confronto direto com o Vasco, que é um dos times a ser perseguido.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES