Chapecoense vive pior crise desde a tragédia de 2016

A crise põe em dúvida o futuro do clube

| LIAMARA POLLI/AM PRESS & IMAGES
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Em último lugar no Estadual, único time sem nenhuma vitória em seis jogos pela competição e, portanto, sob risco de um novo rebaixamento, a Chapecoense mergulhou numa profunda crise nos últimos meses e isso põe em dúvida o futuro do clube. A situação piorou bastante com a queda inédita para a Segunda Divisão nacional, consolidada nas últimas rodadas da Série A de 2019. Informações do site Terra

Com o revés no Brasileiro, a Chapecoense deixará de receber em 2020 receitas de TV e vai ter um baque também importante com cotas de patrocínio, por causa da falta de exposição do time na Série B.

Mas isso é só uma parte da crise atual do clube – seu pior momento desde a tragédia com o avião que caiu na Colômbia em novembro de 2016, quando 71 pessoas morreram, entre os quais quase todo o time da Chapecoense, incluindo pessoal da comissão técnica, dirigentes, convidados, jornalistas e tripulantes.

Com recursos escassos, o clube vem atrasando o pagamento do salário e dos direitos de imagem de seus jogadores. Não tem conseguido dar conta das ações trabalhistas que se multiplicaram após o acidente e sofreu mais um golpe com a renúncia do presidente Plínio David de Nês Maninho em outubro de 2019. Ele era o grande captador de recursos, o homem-forte do clube.

Os problemas financeiros repercutem ainda no convênio que mantém com a Associação Brasileira das Vítimas do Acidente com a Chapecoense (Abravic) desde janeiro de 2017. A entidade foi criada para fornecer apoio psicológico, bolsa escolar, auxílio-alimentação e reembolsar gastos com medicamentos de mais de 50 famílias que perderam parentes no desfecho daquele voo. O custo mensal da associação é de cerca de R$ 70 mil e caberia ao clube arcar com metade desses valores. Mas os repasses também têm atrasado.

Para quem disputou a Libertadores em 2017 e 2018 e a Copa Sul-Americana em 2016 e 2019, o que lhe garantiu muita visibilidade internacional, o eventual rebaixamento no Estadual mergulharia o clube numa crise sem precedentes.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES