Chegou para ficar? Taça da Copa 2014 chega ao Rio e é exposta no Maracanã

Troféu, que vai passar por todas capitais brasileiras, ficará no país pelo menos até o fim do Mundial. Estadia pode aumentar por quatro anos,

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Seja bem-vinda! Após passar por 89 países e rodar mais de 150 mil quilômetros desde setembro passado, a Taça da Copa do Mundo já está no Brasil. O objeto desembarcou na noite desta segunda no Rio de Janeiro e começou a ser exposto ao público na manhã desta terça, no Maracanã, onde ficará até sexta, seguindo para Porto Alegre. Em seguida, o troféu vai circular por todas capitais brasileiras até chegar a São Paulo no dia 29 de maio, antes da abertura do Mundial, com o jogo entre Brasil e Croácia, na Arena Corinthians.

Embaixador da cerimônia de abertura, o capitão do tri Carlos Alberto Torres, foi o último homem a levantar a Jules Rimet, em 1970, no México. De acordo com a regra estabelecida pela Fifa, apenas jogadores que foram campeões e chefes de Estado podem tocar o troféu. Responsáveis pela segurança apenas transportam a taça utilizando luvas, sem fazer contato direto.

- Não fui o primeiro a erguer a taça (Bellini levantou em 1958), mas o primeiro a beijá-la. Agora vou deixar para o Thiago Silva fazer o mesmo - disse o ex-jogador e capitão da seleção brasileira campeã da Copa do Mundo de 1970 Carlos Alberto Torres, que teve a honra de segurar mais uma vez o objeto.

A Taça ficará no Brasil pelo menos até o dia 13 de julho, data da decisão da Copa do Mundo de 2014, no próprio Maracanã. A estadia em solo brasileiro, no entanto, pode ir além. Para isso, o Brasil precisa conquistar o hexacampeonato, o que asseguraria ao país o direito de manter o troféu pelos próximos quatro anos.

- É um dia muito especial. A taça mais importante do mundo chega ao país mais importante, quando nos referimos ao futebol. A taça fica aqui até o dia 13 de julho (data da final da Copa). Depois disso, vocês precisam falar com o Felipão - brincou o Diretor de Comunicação da Fifa, Walter de Gregório.

Ao contrário da Jules Rimet, a Taça da Copa não ficará em definitivo com nenhuma seleção, mesmo que o país conquiste três campeonatos consecutivos ou cinco alternados. Caso a antiga regra fosse mantida, Brasil, Argentina, Itália e Alemanha disputariam o direito em 2014. A Taça da Copa, que tem espaço para ser preenchida até 2038, fica com o próximo campeão até o Mundial seguinte.

O evento no Maracanã vai durar até sexta-feira. A Taça ficará gratuitamente exposta ao público todos os dias entre as 9h e 21h. A entrada é no portão 3 do Maracanã. Na manhã desta terça, estudantes de escolas municipais e estaduais foram os primeiros a ver a taca.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES