China é acusada de ignorar direitos humanos de atleta

O técnico finlandês Jukka Jalonen disse que Marko Anttila, “não estava recebendo boa comida” e estava sob grande estresse.

china | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O técnico da seleção masculina de hóquei no gelo da Finlândia acusou a China neste domingo de não respeitar direitos básicos de um atleta, no momento em que reclamações sobre os protocolos contra a Covid-19 ganham vulto nos Jogos de Inverno em Pequim.

O técnico finlandês Jukka Jalonen disse que Marko Anttila, "não estava recebendo comida de qualidade" e estava sob grande estresse. "Sabemos que ele está totalmente saudável e pronto para jogar e é por isso que achamos que a China, por algum motivo, não respeita seus direitos humanos e essa não é uma boa situação", disse o técnico Jalonen por transmissão à imprensa.

Atleta Antila (Foto: reprodução)

Anttila não estava mais contaminado com o coronavírus, mas seguiu em isolamento contra a Covid-19 após testar positivo 18 dias atrás, de acordo com o médico da equipe.

Mais de 350 participantes dos Jogos, incluindo dezenas de atletas, testaram positivo na chegada à capital chinesa desde 23 de janeiro. Eles podem deixar os hotéis de quarentena apenas quando estiverem livres de sintomas e testarem negativo em dois testes de PCR com 24 horas de intervalo entre eles.

Vários participantes dos Jogos reclamaram das condições de isolamento, bem como dos procedimentos confusos e a permissão para sair do hotel. Os organizadores disseram neste domingo que estão tentando resolver as reclamações.

"Estamos em um processo de resolver esses problemas", disse Zhao Weidong, porta-voz dos Jogos de Pequim, adicionando que agora permitirão que um atleta peça comida de dentro da vila.

A Federação Internacional de Hóquei no Gelo se reunirá com o Comitê Olímpico Internacional (COI) neste domingo para discutir os casos de Anttila e de outros atletas, disse Jalonen.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES