Chinês de 19 anos quebra o recorde mundial dos 100m livre

Zhanle Pan, de 19 anos, faz 46s80 na abertura do revezamento 4x100m e se torna o mais rápido da história da prova mais nobre da natação masculina

Chinês quebra o recorde mundial dos 100m livre | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Neste domingo, durante o primeiro dia da natação do Campeonato Mundial de Esportes Aquáticos em Doha, no Catar, o nadador chinês Zhanle Pan quebrou o recorde mundial dos 100 metros livre. Aos 19 anos de idade, Pan registrou o tempo de 46s80 na etapa de abertura do revezamento 4x100m livre, tornando-se o mais rápido da história nessa distância. Com essa marca, ele superou o recorde anterior de 46s86 estabelecido pelo romeno David Popovici em 2022.

Quando uma marca é feita por um atleta na abertura do revezamento, ela pode ser válida como um recorde mundial da prova individual, já que a largada e a batida de mão são equivalentes a uma disputa dos 100m livre individual.

Cesar Cielo, agora, tem o terceiro melhor da história. Ele anotou 46s91 em 2009, quando foi campeão mundial, e sustentou o recorde até o ano passado, quando o romano David Popovici fez 46s86.

No primeiro dia de finais da natação, o Brasil ficou perto do pódio. Nos 400m livre feminino, Maria Fernanda Costa bateu o recorde sul-americano e ficou em quarto lugar, a menos de um segundo do bronze. Na mesma prova, Gabi Roncatto ficou em quinto. No masculino, Guilherme Costa foi quarto colocado.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES