Chivas joga querendo vingança contra o Inter

Após gripe suína, Chivas busca vingança contra brasileiros e Conmebol

Chivas pode fazer história | Reuters
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Chivas entra em campo contra o Internacional nesta quarta-feira, às 21h50 (de Brasília), em Guadalajara, e terá a oportunidade de levar o troféu da Copa Libertadores da América para o México pela primeira vez na história. Além disso, a equipe mexicana pode "vingar" dois carrascos de uma só vez: a Conmebol e os times brasileiros, responsáveis pela eliminação precoce do Chivas na temporada passada. Na ocasião, a equipe enfrentaria o São Paulo, mas acabou dando adeus à competição continental sem nem entrar em campo.

Em 2009, o clube de Guadalajara conquistou uma vaga nas oitavas de final da Copa Libertadores dentro do gramado, mas não conseguiu disputar a etapa e acabou sendo eliminado por um fator extracampo. O São Paulo, então rival na fase eliminatória, se recusou a ir ao México enfrentar o time mexicano e ganhou o apoio da Conmebol, o que culminou na queda precoce do Chivas.

Na ocasião, o mundo era assombrado por uma pandemia de gripe suína, que matava milhares de pessoas. E a doença começou a expansão justamente no México, o que explica a negativa de a equipe tricolor em atuar no local.

"Vemos com tristeza a ausência de solidariedade e de um verdadeiro Fair Play para determinar esportivamente o ganhador da série", publicou a direção do time mexicano na época, entristecida pela recusa são-paulina.

A Conmebol até tentou realizar os duelos - o Nacional, do Uruguai, também se recusou a enfrentar o San Luís, do México - em jogo único, mas bateu de frente com a rejeição dos "ressentidos" mexicanos.

"Estamos aguargando uma nova posição da Federação Mexicana de Futebol, mas caso eles não aceitem a decisão da partida única, São Paulo e Nacional estarão automaticamente classificados às quartas de final", disse Néstor Benitez, chefe de imprensa da Conmebol, em entrevista à ESPN Brasil na época.

A confusão extracampo resultaria em uma infeliz eliminação das equipes mexicanas, que não tinham culpa das doenças que assolavam o país e, posteriormente, o mundo. Chivas e San Luís se despediam do sonho de conquistar a Libertadores pela primeira vez e voltariam para casa sem precisar nem sair do México.

"Estamos avisando a Conmebol que não vamos mais participar", disse à imprensa na ocasião o presidente da federação mexicana, Justino Compeán.

"Não aceitamos jogar uma partida, não aceitamos mudar a sede, a única coisa que nós aceitamos é que se cumpra o regulamento", frisou o dirigente, visivelmente irritado com a situação.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES