César Cielo bate recorde, vence 50 m livre e conquista ouro

A prata ficou com o compatriota e revelação da temporada Bruno Fratus,

Avalie a matéria:
Cesar Cielo | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Campeão olímpico e duas vezes vencedor mundial dos 50 m livre, Cesar Cielo passeou na decisão da prova mais rápida da natação nos Jogos Pan-Americanos. Soberano dentro da piscina de Guadalajara, o nadador brasileiro conquistou na noite desta quinta-feira a medalha de ouro na competição com o tempo de 21s58, a nova marca do evento. A prata ficou com o compatriota e revelação da temporada Bruno Fratus, que finalizou a distância em 22s05. O cubano Hanser Garcia terminou com o bronze (22s15).

Favoritíssimo à vitória na prova desta quinta-feira, Cesar Cielo assumiu a liderança desde que deixou o bloco de largada. Na primeira colocação, o brasileiro manteve o plano de não respirar na decisão até os metros finais, quando tirou a cabeça da água por uma oportunidade e segurou um pouco mais o ritmo. Entretanto, nada que atrapalhou o recordista mundial em mais uma conquista.

A rápida queda de rendimento no final, segundo o brasileiro, deu-se justamente por conta da "respirada" necessária nos últimos metros. "Quase morri sem ar, acho que foi uma boa prova levando em conta que precisei respirar. Porque o bloco aqui não tem rampinha como no Mundial. Achei que o finalzinho acabou sacrificando um tempo melhor, mas foi bom", discursou o nadador, dono de três ouros no Pan.

Mesmo com a vitória tranquila na piscina em Guadalajara, Cielo manteve a humildade. "Tenho muita coisa para melhorar, posso tentar um tempo mais baixo para o ano que vem, melhorar isso aí para a Olimpíada", afirmou o nadador brasileiro, que apontou os dois principais adversários nos 50 m livre. "Meus maiores adversários são os detalhes e a própria mente", filosofou.

O nível apresentado por Cesar Cielo demonstra a disparidade técnica entre o principal esportista nacional na atualidade e o restante dos competidores. Com a marca de 21s58, o brasileiro fez o tempo de apenas 0s06 acima da marca do Mundial de Xangai deste ano, quando atleta paulista conquistou a medalha de ouro.

Segundo colocado na prova desta quinta-feira, Bruno Fratus deixou a piscina com um sentimento diferente em relação a Cielo. Embora tenha conquistado a prata, o nadador brasileiro esperava um tempo melhor para concorrer com o campeão olímpico. "Está bom, né: dobradinha e medalha. O tempo não foi o que eu queria, mas está bom. Eu queria nadar na casa dos 21s, mas não deu. A altitude não atrapalha, mas está bom", afirmou o competidor.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES