Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia começa dia 17

Torneio vai começar sem torcida e com protocolos rígidos

Duplas | Divulgação CBV
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Divulgação CBV

A primeira competição nacional de vôlei de praia após o adiamento devido a pandemia de COVID-19 começa semana vem. A etapa de abertura da temporada 2020/2021 do Circuito Brasileiro Open acontece a partir do dia 17 de setembro, no Centro de Desenvolvimento de Voleibol (CDV), em Saquarema (RJ). Medidas de prevenção serão tomadas para oferecer segurança aos atletas e profissionais envolvidos na disputa. O torneio acontecerá sem a presença de público, em sistema de "bolha", mas com transmissão de todas as partidas pelo Facebook da CBV, pelo site voleidepraiatv.cbv.com.br e pelo SporTV (semifinais e finais). Todas as quatro duplas classificadas para os Jogos Olímpicos de Tóquio - Ana Patricia e Rebecca; Agatha e Duda; Alison e Álvaro Filho e Bruno Schmidt e Evandro; disputarão a fase de grupos.

O retorno do vôlei de praia brasileiro foi organizado pela Confederação Brasileira de Vôlei (CBV), Comissão Nacional Médica de Voleibol (Conmed) e Comissão de Atletas de vôlei de praia, que discutiram os protocolos necessários para reduzir ao máximo as chances de contágio da COVID-19 dentro da ‘bolha’ montada no CDV. O Dr. João Olyntho Machado Neto falou sobre as medidas, que incluem dois testes para detecção do vírus aos profissionais que estarão no torneio.

“Os participantes farão um teste RT-PCR e terão que apresentá-lo no período inferior a uma semana da competição. Na chegada ao CDV, todos serão submetidos a uma bateria de exames, com aferição de oximetria, temperatura, sintomas e a realização do segundo exame. Será um teste antígeno que detecta a proteína da COVID-19. É um teste relativamente rápido, leva cerca de 20 minutos para apresentar o resultado. Com o negativo, o indivíduo está apto, do ponto de vista médico, para a disputa da competição”, disse o Dr Olyntho.

Além dos testes para a entrada, diariamente será obrigatória a realização de uma checagem na tenda médica, com medição de temperatura e oximetria, percepção de odores e avaliação de qualquer possível sintoma. O centro contará com toda preparação necessária de limpeza e distanciamento social, com refeições em horários definidos para evitar aglomeração, uso obrigatório de máscara (com exceção das partidas) e número de profissionais controlado.

Após ingressar para a disputa de torneio, o atleta só poderá deixar o local após sua eliminação ou ao final da competição, no domingo (20.09). Não será permitida a entrada e saída do local, como explicou o superintendente de vôlei de praia da Confederação Brasileira de Voleibol (CBV), Virgílio Pires, que também destacou a separação por gêneros.

“Procuramos trabalhar com o máximo de prevenção. A ‘bolha’ criada pela NBA (National Basketball Association, principal liga de basquetebol norte-americana) foi uma inspiração, sim. Também diminuímos o número de participantes separando os naipes, realizando o torneio feminino em uma semana, e o masculino na seguinte. São menos pessoas ao mesmo tempo, isso tudo para termos um maior controle lá dentro”, completou Virgílio.

O Torneio

O torneio começa na quinta-feira, com a disputa do qualifying (classificatório), onde até 20 duplas disputarão as últimas quatro vagas na fase de grupos. No dia seguinte começa a fase principal, onde os 12 times já garantidos pela posição no ranking de entradas ou convite (wild card) e os quatro classificados pelo qualifying entram em ação. A fase de mata-mata ocorre no sábado, e as disputas de bronze e ouro no domingo.

Outras mudanças também serão vistas em quadra. Não haverá protocolo de cumprimento de árbitros e atletas antes e após a partida. O próprio atleta pegará a bola para sacar em um carrinho. A dupla só poderá aquecer se for participar do próximo jogo, uma hora antes. A piscina e a academia do centro serão fechadas. Além disso, todos os atletas e demais profissionais receberam uma cartilha com todas as recomendações.

No naipe feminino, já estão garantidas na fase de grupos pelo ranking as duplas Ana Patrícia/Rebecca (MG/CE), Ágatha/Duda (PR/SE), Talita/Carolina Solberg (AL/RJ), Victoria/Tainá (MS/SE), Bárbara Seixas/Carol Horta (RJ/CE), Juliana/Josi (CE/SC), Hegê/Ângela (CE/DF), Val/Aline Lebioda (RJ/SC), Andressa/Vitoria (PB/RJ), Andrezza/Neide (AM/AL), Elize Maia/Thâmela (ES) e Taiana/Paula Pequeno (CE/SP).

No naipe masculino, os times que já entram automaticamente na fase de grupos pelo ranking são André Stein/George (ES/PB), Alison/Álvaro Filho (ES/PB), Evandro/Bruno Schmidt (RJ/DF), Guto/Arthur (RJ/MS), Pedro Solberg/Vinícius (RJ/ES), Vitor Felipe/Arthur Lanci (PB/PR), Hevaldo/Saymon (CE/MS), Renato/Adrielson (PB/PR), Thiago/Oscar (SC/RJ), Allison Francioni/Fábio (SC/CE), Bernardo Lima/Eduardo Davi (CE/PR) e Jô/Bruno (PB/AM). (Fonte: CBV)





Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES