COB concede 50 bolsas de estudos a atletas olímpicos e pan-americanos

Inscrições para cursos de graduação e pós-graduação vão até o dia 16 de julho

Avalie a matéria:
Atletas | Divulgação COB
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Cada vez mais comprometido com a formação educacional do atleta brasileiro, o Comitê Olímpico do Brasil (COB) vai oferecer 50 bolsas de estudos universitárias de graduação e pós-graduação a grandes nomes do esporte nacional que tenham representado o país em Jogos Olímpicos e Jogos Pan-americanos. Liderada pelo Instituto Olímpico Brasileiro (IOB), a ação é fruto de uma parceria com a Estácio, uma das maiores e mais respeitadas instituições do setor educacional brasileiro. As inscrições estão abertas até o próximo dia 16 de julho.

“Todos nós sabemos que a carreira de um atleta de alto rendimento é curta e que, após a aposentadoria, ainda há uma longa trajetória a ser percorrida. O atleta moderno precisa entender que o desenvolvimento de habilidades não deve se limitar ao treinamento e ao campo de jogo. Uma formação de qualidade também é fundamental para seu sucesso como esportista e um diferencial no pós-carreira”, diz Rogério Sampaio, diretor geral do COB e campeão olímpico de judô em Barcelona 1992.

Há 50 anos, a Estácio proporciona acesso a um ensino de qualidade em larga escala e de maneira única e, por meio do Programa de Responsabilidade Social, é hoje uma das maiores incentivadoras do esporte no país. Atualmente, mais de 500 atletas e paratletas compõem o Time Estácio.

“Em nosso Programa de Responsabilidade Social, valorizamos o pilar esporte, pois expressa amplamente a nossa visão sobre a importância desta modalidade como complemento ao processo educativo e à formação de cidadania. Nesse sentido, investimos continuamente em ações e projetos sociais capazes de integrar esporte e educação com o propósito de promover transformações individuais e coletivas de longo prazo. Nossa maior missão é educar para transformar”, afirma Cláudia Romano, vice-presidente de Relações Governamentais, Sustentabilidade e Comunicação da Estácio.

Os atletas devem preencher os seguintes requisitos para pleitearem a bolsa: ser atleta de uma modalidade esportiva que integra o programa olímpico dos Jogos de Tóquio 2020 e Pequim 2022; ter participado como atleta de uma edição adulta dos Jogos Olímpicos ou dos Jogos Pan-americanos; estar vinculado à uma confederação filiada ao COB; atuar no alto rendimento; e ter a indicação de seu treinador ou clube de origem. Os atletas selecionados poderão escolher entre os diversos cursos oferecidos pela Estácio, nas modalidades de ensino presencial e a distância.

“O processo de seleção é simples. Acreditamos que ganhar uma bolsa de estudos é um grande benefício, e os atletas devem estar cientes da responsabilidade e do compromisso que estão firmando. Ao longo do curso, o IOB dará apoio e acompanhará o progresso acadêmico do atleta E, em contrapartida, o bolsista pode contribuir com o Movimento Olímpico por meio da participação em eventos promovidos pelas duas instituições, sempre no sentido de promover e difundir os valores do esporte, tais como: trabalho em equipe, resiliência, amizade e respeito”, explica Soraya Carvalho, gerente do IOB.

O projeto de bolsas do COB integra o Programa de Carreira do Atleta (PCA), que oferece ferramentas para o planejamento e a preparação dos atletas, desde o início da trajetória no alto rendimento até a transição para o mercado de trabalho.

“A parceria com o COB existe há mais de uma década e continua a estimular que os atletas tenham acesso ao ensino superior. A ligação da Estácio com o esporte é muito forte. A companhia acredita que quando a sociedade alinha educação ao esporte transforma várias vidas”, completa Cláudia Romano.

Dentre os nomes que já se beneficiaram da parceria entre COB e Estácio, estão os atletas olímpicos Brunno Mendonça (hóquei sobre grama), Rafael Buzacarini (judô) e Willian Giaretton (remo); e os medalhistas pan-americanos Renato Felizardo (vôlei), prata em Winnipeg 1999; Letícia Costa (ginástica artística), bronze em Toronto 2015; e Giullia Penalber (wrestling), bronze no Pan de Lima 2019. (COB)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES