Com dois a menos, Corinthians vence o Grêmio por 3 a 2 e segue líder no Brasileirão

Com o resultado na abertura do segundo turno da competição, o Corinthians chegou aos 40 pontos na tabela

Avalie a matéria:
Paulinho assinalou o segundo tento do Corinthians no Pacaembu | Terra
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Em um duelo dramático, o Corinthians reencontrou o caminho das vitórias depois de duas rodadas de Campeonato Brasileiro. Na noite desta quarta-feira, o clube do Parque São Jorge, com dois jogadores a menos (Liedson e Edenílson) durante parte da segunda etapa, derrotou o Grêmio por 3 a 2, no Estádio do Pacaembu, e manteve a liderança da competição. Chicão, de pênalti; Paulinho e Ramon assinalaram para a equipe alvinegra. O ex-corintiano Douglas e André Lima descontaram para os visitantes.

Com o resultado na abertura do segundo turno da competição, o Corinthians chegou aos 40 pontos na tabela de classificação. A equipe comandada por Tite terá a oportunidade de novamente embalar na Série A no próximo domingo, às 16h (de Brasília), quando terá pela frente o Coritiba, no Estádio Couto Pereira.

Já o Grêmio, que teve a reação na competição freada nesta quarta-feira (a equipe havia vencido o clássico contra o Internacional no último final de semana), segue com 21 tentos na tabela, próximo à zona de rebaixamento. O clube tricolor buscará a reabilitação, também no domingo, às 16h, contra o Atlético-PR, no Estádio Olímpico.

A um dia de completar 101 anos de idade, o Corinthians apresentou uma formação nova ao seu torcedor no compromisso deste início de noite de quarta-feira (o horário atípico ocorreu para evitar o confronto com a torcida do São Paulo, que atuará no Morumbi). Tite abandonou o esquema 4-2-3-1, e sacou Jorge Henrique. Com Edenílson no meio-campo, o time do Parque São Jorge conseguiu abrir o marcador aos 17min. Emerson sofreu pênalti questionável dentro da área. Chicão, com categoria e precisão promoveu a festa "antecipada."

Tal celebração, no entanto, acabou interrompida por conta de um ex-corintiano. Principal destaque do Grêmio ao comandar as ações ofensivas do clube gaúcho, Douglas cobrou falta com maestria, aos 40min, e igualou o marcador, mudando o confronto para o segundo tempo. A pressão, grande antes do confronto, se tornou ainda maior por conta dos gritos de cobrança do público.

Na segunda etapa, o Corinthians conseguiu alcançar o ápice e o drama em um curto período. Depois de abrir 3 a 1 com Paulinho e Ramon, o time do Parque São Jorge perdeu Liedson e Edenílson expulsos, e ainda conviveu com o fato de o Grêmio diminuir o marcador com André Lima. Com dois atletas a menos e muito sofrimento, o time do Parque São Jorge conseguiu segurar o resultado para manter a liderança do Brasileiro.

Corinthians abre o placar em pênalti questionável

Pressionado por conta da queda de rendimento do Corinthians no Campeonato Brasileiro, o técnico Tite modificou o esquema da equipe para acordar a equipe no início do segundo turno da competição. O treinador barrou o atacante Jorge Henrique para colocar o volante Edenílson, reforçando o meio-campo diante da formação gremista, que privilegia tal setor com Rochemback, Fernando, Marquinhos e Douglas.

Com o forte confronto no setor do meio-campo, o Corinthians utilizou justamente as laterais para controlar o ritmo no início do duelo. Assim, aos 9min, a equipe de Parque São Jorge quase abriu o placar por conta de uma infiltração pela ala. Alessandro recebeu de Danilo e chutou de bico na direção do gol. A bola acabou desviada no meio do caminho, o que obrigou Victor, já caído, fazer uma defesa estranha para evitar o tento.

Melhor em campo, o Corinthians insistiu pelas laterais até conseguir chegar à abertura do placar. Aos 16min, Alessandro cruzou para a área na direção de Emerson, que caiu dentro da área. O árbitro André Luiz de Freitas Castro assinalou pênalti, para reclamação dos gremistas. Na cobrança, o zagueiro e capitão Chicão converteu, e correu para comemorar com o barrado Jorge Henrique no banco de reservas.

A equipe alvinegra manteve o bom ritmo depois de abrir o marcador e quase assinalou o segundo aos 24min. Saimon bobeou na saída de bola e a entregou nos pés de Liedson. O centroavante, com categoria, driblou o zagueiro por entre as pernas e saiu à frente de Victor. Contudo, na hora da finalização, o camisa 9 chutou em cima do goleiro.

Em vantagem, o Corinthians, aos poucos, voltou a repetir os erros apresentados durante a queda de rendimento no Campeonato Brasileiro. A equipe do Parque São Jorge permitiu ao Grêmio crescer no confronto, e recuou. Com liberdade, Douglas ditou o ritmo da equipe visitante. Aos 32min, por exemplo, o time gaúcho chegou com perigo. Júlio César chutou forte e exigiu grande defesa do xará corintiano.

Tamanho milagre do goleiro corintiano, no entanto, não se repetiu aos 40min. Douglas, ex-Corinthians, cobrou falta com categoria, no ângulo direito de Júlio César e igualou o marcador, sacramentando a igualdade no final da primeira etapa.

"Batalha do Pacaembu" marca segundo tempo

O Corinthians, que tivera bons momentos na etapa inicial, voltou a campo pressionado pela torcida, que pediu raça e também gritou "vamos jogar bola". A atitude oriunda das arquibancadas refletiu no desempenho da equipe no início da segunda etapa. Dominado pelo meio-campo gremista, o time paulista sofreu para criar jogadas, especialmente por conta da apagada atuação de Danilo, um dos principais atletas do primeiro turno.

Com maior posse de bola e liberdade na criação, Douglas cresceu de rendimento e quase virou o marcador aos 10min. O camisa 10 do clube gaúcho recebeu a bola e arriscou de longe, no ângulo. Júlio César precisou se esticar todo para evitar o tento e salvar o Corinthians de outra queda no Estádio do Pacaembu. A defesa teve um efeito positivo no time.

Pressionada, a equipe do Parque São Jorge se tranquilizou por conta de duas jogadas. Aos 19min, Jorge Henrique, que entrou na vaga de Danilo, buscou Paulinho na entrada da área, mas o passe saiu esticado demais. Contudo, por conta de uma bobeira da defesa adversária, o volante conseguiu manter a posse, invadir a área e bater firme para marcar o segundo corintiano.

Embalado, o Corinthians buscou pressionar a defesa rival e acabou premiado aos 22min. Depois de cruzamento de Jorge Henrique, Liedson tentou o domínio e viu a bola sobrar para Ramon. O lateral esquerdo arrematou firme para marcar o seu primeiro gol pela equipe, o terceiro na noite desta quarta-feira no Estádio do Pacaembu.

Tal alívio, entretanto, terminou aos 23min, quando Liedson cometeu falta e recebeu o cartão vermelho. A desvantagem numérica mudou o confronto no Pacaembu. Com um a mais, o Grêmio diminuiu e pressionou. Aos 28min, Douglas cobrou escanteio, Edcarlos desviou na primeira trave e André Lima tocou para as redes.

A situação complicada se tornou ainda mais desesperadora aos 33min. Edenílson, por cera, acabou expulso antes de deixar o campo para a entrada de Wallace. Com dois a menos, Tite colocou o zagueiro na vaga de Emerson, e recuou completamente a formação para segurar o Grêmio.

Incorporando o estilo "Batalha dos Aflitos", em 2005, quando o time gaúcho subiu para a Série A com quatro jogadores expulsos, o Corinthians conseguiu segurar o adversário, voltar a vencer e assegurar a liderança do Campeonato Brasileiro por mais uma rodada.

FICHA TÉCNICA

Corinthians 3 x 2 Grêmio

Gols:

Corinthians: Chicão, aos 17min do primeiro tempo; Paulinho, aos 19min do segundo tempo; e Ramon, aos 22min do segundo tempo

Grêmio: Douglas, aos 40min do primeiro tempo; e André Lima, aos 28min do segundo tempo

Corinthians

Júlio César; Alessandro, Chicão, Paulo André e Ramon (Welder); Ralf, Paulinho, Edenílson e Danilo (Jorge Henrique); Emerson (Wallace) e Liedson.

Técnico: Tite.

Grêmio

Victor; Adilson, Vilson (Edcarlos), Saimon e Júlio César; Fábio Rochemback, Fernando, Marquinhos (Brandão) e Douglas; Escudero (Leandro) e André Lima.

Técnico: Celso Roth.

Cartões Amarelos

Corinthians: Edenílson e Liedson

Grêmio: Adilson, Fábio Rochemback, Leandro e Douglas

Cartões Vermelhos

Corinthians: Liedson e Edenílson

Árbitro

André Luiz de Freitas Castro (GO)

Renda e público

15.468 pessoas e R$ 439.924,00

Local

Estádio do Pacaembu, em São Paulo (SP)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES