Em jogo de nove gols, Atlético vence o América por 5x4

Uma das partidas mais emocionantes da Série B contou com viradas dos dois times e um gol de Paulo Baier aos 49 minutos do segundo tempo

O sol e o horário não atrapalharam a grande partida no Ecoestádio | Geraldo Bubniak / Agência Estado
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Atlético-PR venceu o sol forte do início da tarde no Ecoestádio, em Curitiba, e um impetuoso América-MG, que chegou a ficar três vezes à frente no placar. Com um incomum 5 a 4, o Furacão mostrou que tem poder de reação, além de continuar firme na luta pelo acesso. Os gols atleticanos foram marcados pelos atacantes Marcelo (duas vezes) e Marcão, além dos meias Elias e Paulo Baier, este aos 49 minutos do segundo tempo. Pelo Coelho, Alessandro e Fábio Júnior balançaram as redes duas vezes cada um.

O horário não foi o habitual para o futebol brasileiro. Jogadores e torcida tiveram que mudar a rotina no sábado para assistir a partida que começou às 14h em função das eleições municipais neste domingo, dia que não terá jogos pelo Brasil. Mas a particularidade não tirou a emoção do jogo, que colocou frente a frente dois postulantes a uma vaga na Série A do ano que vem.,

Com a vitória diante de 5.029 pagantes, para uma renda de R$ 50.290,00, o Furacão retoma à quinta posição e continua três pontos atrás do São Caetano, o quarto colocado, com um total de 49. O resultado foi desastroso para o América-MG, que despencou para décimo, com apenas 40 pontos.

Partida começa quente em todos os sentidos

No quente Janguitão, se enganou quem pensou que os times economizariam fôlego. O jogo foi muito movimentado e nervoso. Os únicos que começaram com preguiça típica de horário de almoço foram os defensores dos dois times. O primeiro erro foi da dupla de zaga atleticana. Aos cinco minutos, o atacante Alessandro aproveitou a lentidão dos zagueiros e abriu o placar: 1 a 0 para o Coelho.

Com a desvantagem no placar e a impaciência da torcida, o Furacão não demorou para descer ao ataque. Enquanto o América-MG se fechou ? em alguns momentos, com uma linha de cinco -, o Rubro-Negro teve dificuldades para furar o bloqueio.

Na base do abafa, o Atlético-PR só conseguiu o empate após o volante Dudu derrubar Marcelo na área de defesa. Apesar das reclamações dos americanos, Elias não perdeu a concentração e bateu bem deslocando o goleiro Neneca para um lado e colocando a bola no outro.

A igualdade no placar não mudou o esquema tático do Coelho. O técnico Mauro Fernandes orientou o time a continuar esperto nos espaços que o Atlético-PR deixava durante os ataques. Deu certo. Com 28 minutos, Alessandro foi lançado livre e derrubado por Weverton. Pênalti bem cobrado e segundo gol do centroavante.

Drubscky aproveitou para fazer a primeira substituição do Atlético-PR: o meia Wellington Saci entrou no lugar do lateral-direito Daniel. Após a alteração, aos 38 minutos, Marcão roubou bola e passou para o chute de João Paulo. A pelota bateu na trave direita e voltou nos pés de Marcelo, que só empurrou e correu para comemorar o empate.

Mas o primeiro tempo não estava finalizado. O Coelho ainda conseguiu dar um último pulo para sair na frente do marcador. Foi vez do atacante Fábio Júnior aproveitar a marcação em linha do Atlético-PR. Oportunista, ele deu um leve bico e tirou do goleiro Weverton, aos 46 minutos. Vaias para o arqueiro atleticano, que saiu ouvindo o coro de "frangueiro".

Furacão ressurge e vence no último minuto

Para a etapa final, o Atlético-PR recorreu a uma velha arma do time: o maestro Paulo Baier, que entrou no lugar do meia Henrique. Foram necessários 30 segundos para o craque mostrar a diferença. Na rápida saída do Furacão, Baier deu um toque para Marcão sair na cara do gol e empatar pela terceira vez.

Além de sentir o baque do novo empate, o América-MG tinha dificuldades em marcar o novo posicionamento atleticano, com o atacante Marcão mais recuado. A nova virada do Furacão foi com Marcelo, que arriscou um chute cruzado: 4 a 3.

O Coelho continuava com dificuldades de atacar e sair da defesa, mas o treinador americano fez duas substituições para tentar mudar o panorama: o lateral Rodrigo Heffner saiu para entrar o meia Thiaguinho, além da saída do volante Agenor e entrada do atacante Ewerthon.

Autor de dois gols, Marcelo sentiu uma lesão e precisou deixar o campo. Drubscky tentou segurar o resultado e colocou o volante Derley. No primeiro lance em que o técnico recuou o Furacão, Fábio Júnior aproveitou mais uma boa assistência e bobeada da zaga atleticana, com 31 minutos, e fez 4 a 4.

O resultado não era bom para nenhuma das equipes, mas foi o Atlético-PR que decidiu ir à luta, sem antes tomar uma ducha de água fria. O volante João Paulo colocou a mão na bola na entrada da área de defesa e foi expulso.

Mas o calor, a falta de perna e o cansaço não foram barreiras para o Furacão. No sufoco, a estrela de Baier fez a diferença para fazer o gol do jogo na última oportunidade, aos 49 minutos. Vitória suada (em todos os sentidos) do Furacão.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES