Com Luxa pressionado, Fla bate Potosí e vai à fase de grupos da Libertadores da América

O resultado alivia um pouco a pressão sobre o time, e em especial sobre Luxemburgo

Léo Moura abraça Ronaldinho; dupla garantiu a vitória | Terra
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Flamengo conquistou, de maneira sofrida, sua vaga para a fase de grupos da Libertadores da América de 2012. Jogando no Estádio do Engenhão, a equipe de Vanderlei Luxemburgo derrotou o Real Potosí por 2 a 0 e assegurou a classificação em casa, já que perdeu na Bolívia a ida por 2 a 1.

O resultado alivia um pouco a pressão sobre o time, e em especial sobre Luxemburgo. Antes da partida, a torcida pedia a saída do treinador e a contratação de Joel Santana, que era dada como certa. O técnico do Bahia, porém, disse que não mantém negociações com a equipe carioca. E Ronaldinho, que era criticado, chegou a ter seu nome gritado nas arquibancadas.

Sob pressão, o Flamengo começou criando pouco, diante de um rival pouco técnico. Com o jogo morno, a torcida rubro-negra vaiava e criticava o time. No banco, o técnico Vanderlei Luxemburgo permanecia mudo, sem se levantar para instruir os jogadores nos primeiros minutos.

A primeira boa chance apareceu aos 20min, em falta que Léo Moura cometeu ao segurar a bola com a mão em uma queda. Na cobrança, porém, Yecerotte "espirrou o taco" e mandou rasteiro, fraco, para fora. Irritada nas arquibancadas, a torcida criticava e vaiava a qualquer erro da equipe, nervosa com a bola nos pés.

Mas se a bola parecia "queimar" nos pés, o Flamengo conseguiu abrir o placar com a cabeça. Aos 39min, Ronaldinho cruzou falta pela direita e Léo Moura, sozinho, subiu para mandar a bola para as redes - a bola ainda desviou na zaga e matou o goleiro Lapczyk no lance. Na comemoração, o lateral flamenguista foi o único a abraçar o treinador, que vibrava muito.

No segundo tempo, com a torcida mais calma, o Flamengo passou a administrar mais o jogo, e quase fez 2 a 0 aos 17min: após linda troca de passes na entrada da área, a bola chegou para Luiz Antônio, que chutou forte e parou na defesa de Lapczyk. De quebra, o Potosí ainda perdeu Centurión expulso aos 33min, após o segundo amarelo na entrada forte em Léo Moura.

O Fla ainda fez pressão e ampliou aos 47min: Ronaldinho recebeu lançamento na área, driblou o zagueiro e tocou na saída do goleiro. Com a vitória magra, o Flamengo passa a integrar agora o Grupo 2 da competição, ao lado de Olimpia (Paraguai), Emelec (Equador) e Lanús (Argentina). A estreia flamenguista acontece no dia 15 de fevereiro, contra o Lanús, na casa do adversário.

Ficha técnica

FLAMENGO 2 X 0 REAL POTOSÍ (BOL)

Gols

FLAMENGO: Léo Moura, aos 39min do primeiro tempo; Ronaldinho, aos 47min do segundo tempo

FLAMENGO: Felipe; Léo Moura, Welinton, David Braz e Junior Cesar; Willians, Luiz Antonio, Renato Abreu (Muralha) e Darío Botinelli (Camacho); Ronaldinho e Deivid (Negueba)

Treinador: Vanderlei Luxemburgo

REAL POTOSÍ: Lapczyk; Jimenez, Alarcón, Centurión e Rivero; Sejas, Michelena (Tudor), Ortiz (Angola) e Ovando (Pol); Yecerotte e Brittes

Treinador: Victor Zwenger

Cartões amarelos

FLAMENGO: Léo Moura, Willians e Renato

REAL POTOSÍ: Alarcón e Centurión

Cartões vermelho

REAL POTOSÍ: Centurión

Árbitro

Victor Rivera (PER)

Local

Estádio do Engenhão, no Rio de Janeiro (RJ)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES