Com Neymar lesionado, Brasil vence o Catar por 2 a 0 em Brasília

A equipe de Tite abriu o placar aos 16 minutos do primeiro tempo, em bela cabeçada de Richarlison

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Com uma atuação convincente, sobretudo na primeira etapa, a seleção brasileira venceu o Catar por 2 a 0 no Mané Garrincha, em Brasília. O amistoso, que já começou cercado de tensão pela acusação de estupro contra Neymar, ganhou ainda mais um elemento quando o camisa 10 sofreu uma lesão no tornozelo direito. Ele nem sequer ficou o tempo todo no estádio, que viu a torcida até gritar o nome de Tite para celebrar o bom desempenho na partida. Com informações do Uol.

A equipe de Tite abriu o placar aos 16 minutos do primeiro tempo, em bela cabeçada de Richarlison. Foi durante a comemoração que Neymar correu para o banco de reservas e desabou em lágrimas por mais um problema físico. Ainda na etapa inicial, aos 24 minutos, Gabriel Jesus ampliou a vantagem. No fim, Khoukhi bateu pênalti na trave e desperdiçou chance de gol de honra para o Catar.

PedroMartins-Mowa Press

O Brasil tem novo amistoso de preparação para a Copa América neste domingo, às 16h, em Porto Alegre. A seleção de Honduras será a rival, no estádio do Beira-Rio. Já a estreia na competição continental está marcada para o dia 14, no Morumbi, em São Paulo, contra a Bolívia.

Quem foi bem: Richarlison

 O jogador mais regular da seleção brasileira no ciclo da Copa do Mundo de 2022 é Richarlison. No oitavo jogo pelo time canarinho, o atacante marcou pela quarta vez, manteve a artilharia no período e ainda registrou a primeira assistência. Foi dele o passe preciso que deixou Gabriel Jesus em condições de fazer o 2 a 0. Os dois são os maiores goleadores do Brasil após o Mundial na Rússia e puxaram a fila da boa atuação brasileira na noite.

PedroMartins-Mowa Press

Em meio à crise, Neymar chora com mais uma lesão

 O Brasil havia acabado de abrir o placar com Richarlison quando Neymar correu em direção ao banco de reservas. O camisa 10 acusava dores no tornozelo direito, que sofreu uma entorse após uma dividida no meio de campo, e já começava a chorar. Após uma proteção com gelo ser colocada no local, Neymar foi para o vestiário, onde recebeu a visita até do pai. Durante o segundo tempo, deixou o estádio de muletas.

PedroMartins-Mowa Press

A atuação do Brasil 

Diante de toda pressão que já o acometia após a Copa de 2018 - e todos os elementos espinhosos do caso Neymar -, Tite conseguiu colocar em campo uma seleção de alto rendimento. Ainda que o Qatar tenha mostrado fragilidades, o Brasil conseguiu trocar passes com envolvência, infiltrou na área rival com facilidade e finalizou com frequência elogiável.

Na beira do campo, Tite se mostrava satisfeito, mas não deixava o ritmo baixar com os pedidos por "jogo curto". No gramado, os atletas apresentaram muita concentração. O nível caiu um pouco na metade final do segundo tempo, quando apareceram passes errados e alguns chiados das arquibancadas, rapidamente engolidos por gritos por Tite.

PedroMartins-Mowa Press

A atuação do Catar 

O atual campeão asiático e país-sede da próxima Copa do Mundo teve sua primeira experiência na América do Sul. E logo contra o Brasil. O desempenho no primeiro tempo, porém, não foi um bom cartão de visitas. O time qatari foi sufocado no campo de defesa, perdeu bolas com facilidade e saiu para o intervalo com dois gols sofridos, além de um pênalti anulado pelo VAR. A situação só teve leve melhora na etapa final, com um chute cruzado que levou perigo a Ederson e uma penalidade perdida por Khoukhi.

Cronologia do jogo 

Esse estilo mais agressivo imposto por Tite pôde ser percebido desde os primeiros lances do jogo. A seleção brasileira entrou com as linhas bastante adiantadas, pressionando a saída de bola qatari e conseguiu desarmes já na frente da área. A pressão se converteu em tabelas, finalizações e, finalmente, em gol.

Aos 16 minutos, Daniel Alves cruzou da direita e Richarlison acertou bela cabeçada para vencer o goleiro Al Sheeb. Enquanto os jogadores comemoravam, Neymar precisou ser substituído e deu lugar a Everton. Já aos 24 minutos, Richarlison apareceu como garçom e deu bom passe para Gabriel Jesus finalizar com tranquilidade e definir o placar.

O Brasil ainda poderia ter chegado ao terceiro antes do intervalo, em cobrança de pênalti que acabou anulada após a arbitragem checar no VAR que o toque de mão na área havia sido involuntário.

PedroMartins-Mowa Press

Metade do estádio vazio no reencontro da seleção com Brasília 

A seleção brasileira principal não jogava na capital federal desde a Copa do Mundo de 2014, quando perdeu por 3 a 0 para a Holanda na disputa de terceiro lugar. O time olímpico ainda passou pelo Mané Garrincha em 2016, no empate por 0 a 0 com a África do Sul. Mas todo esse tempo de distância não animou tanto a torcida brasiliense. Foram pouco mais de 34 mil torcedores presentes, menos da metade da capacidade do estádio.

FICHA TÉCNICA BRASIL 2 X 0 CATAR 

Data: 5 de junho de 2019, quarta-feira Horário: 21h30 (de Brasília) 

Local: Estádio Mané Garrincha, em Brasília 

Público: 34.204

Renda: R$ 3.880.825,00

 Árbitro: Jose Argote (Venezuela) 

Assistentes: Lubin Torrealba e Franchescoly Chacón (ambos de Venezuela)

Cartões amarelos: Casemiro (Brasil); Pedro Miguel e Madibo (Qatar) 

Gols: Richarlison, aos 16, e Gabriel Jesus, aos 24 minutos do primeiro tempo

BRASIL: Ederson; Daniel Alves (Éder Militão), Miranda, Marquinhos e Filipe Luís (Alex Sandro); Casemiro, Arthur (Fernandinho) e Coutinho (Paquetá); Neymar (Everton), Richarlison (David Neres) e Gabriel Jesus. Técnico: Tite 

CATAR: Al Sheeb; Al Hajri, Khoukhi e Salman; Pedro Correia, Madibo, Hatem (Abdulsalam), Haydos (Doozandeh) e Hassan (Ali Afif); Akram Afif (Alaaeldin) e Almoez Ali. Técnico: Felix Sánchez



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES