Justiça define último rebaixado às 17h30; Fla e Lusa podem livrar Flu

O Fluminense também é protagonista do dia e pode ressucitar após o rebaixamento se herdar a vaga em caso de punição dos clubes

Justiça define último rebaixado às 17h30; Fla e Lusa podem livrar Flu | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O 15° andar do prédio número 35 da Rua da Ajuda, no Centro do Rio, é o local da última rodada do Campeonato Brasileiro de 2013. Na sede do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) os craques da bola dão lugar a advogados e suas oratórias a partir das 17h30, quando Portuguesa e Flamengo serão julgados pela escalação irregular, segundo a CBF, dos jogadores Heverton e André Santos, respectivamente, contra Grêmio e Cruzeiro, no último jogo do ano.

O Fluminense também é protagonista do dia e pode ressucitar após o rebaixamento se herdar a vaga em caso de punição dos clubes, que podem perder quatro pontos, pena prevista no artigo 214 do Codigo Brasileiro de Justiça Desportiva. Numa sala com capacidade para 40 pessoas sentadas, o destino de três clubes e o interesse de milhões de torcedores começará a ser decidido pela Primeira Comissão Disciplinar do STJD.

? A denúncia da procuradoria é lida pelo relator do processo. Em seguida, os clubes vão apresentar as provas que tiverem. O procurador pode usar a palavra para sustentar a acusação, assim como os advogados. Por último, o relator abre a votação e é seguido pelos auditores e pelo presidente ? explica o presidente da Comissão Disciplinar, Paulo Valed Perry, 68 anos, há dez no STJD.

Como Fluminense e Flamengo manifestaram-se como interessados no julgamento da Portuguesa, que será o primeiro, seus representantes também terão a fala. Durante a sessão, que terá segurança reforçada, não é permitida a presença de torcedores, mas deve haver protestos. Perry lembrou que o caso da máfia do apito, em 2005, foi o último com apelo na era dos pontos corridos.

? A repercussão é séria. Mas para nós é mais um caso. O julgamento é técnico.

Decisão deve ter recurso em até três dias

Após o resultado do julgamento para Portuguesa e Flamengo, tanto os clubes diretamente envolvidos quanto os advogados dos demais interessados ? o Fluminense, principalmente ? podem entrar com recurso em três dias para ser julgado no Pleno do Superior Tribunal de Justiça Desportiva, em sessão presidida pelo mandatário do STJD, Flavio Zveiter.

Cumprindo o prazo, os clubes ainda precisam aguardar que um novo julgamento seja marcado. Segundo o presidente da Primeira Comissão Disciplinar, Paulo Valed Perry, não é possível garantir que um desfecho definitivo seja conhecido esse ano.

? Não é recebe hoje, julga amanhã. Tem que publicar, ver os documentos. Acabar esse ano é possível, mas antes do Natal é difícil ? explicou Perry. Essa decisão do Pleno não cabe recurso. Os clubes só tem a opção de entrar na Justiça comum para buscar seus direitos. A novela ainda vai continuar.

Polícia pronta para protestos

A mobilização de torcedores pelas redes sociais ao longo do fim de semana fez a Polícia Militar do Rio se preparar e reservar três tipos de agentes para fazer a segurança na porta do STJD. Além de agentes do batalhão local, seis homens do Grupamento Especial de Policiamento em Estádios (GEPE) e policiais do Batalhão de Grandes Eventos estarão na Rua da Ajuda para evitar tumultos.

Na internet, milhares de torcedores do Fluminense prometeram protestar para que o clube se mantenha na Série A do Brasileiro. Por outro lado, torcedores que defendem a permanência da Portuguesa se uniram e também querem fazer barulho em caso de uma mudança na tabela da competição.

No último sábado, torcedores da Portuguesa saíram às ruas de São Paulo para reclamar. Na última sexta-feira, dia em que Vasco e Atlético-PR foram julgados pela violência em Joinville, policiais também foram chamados e cerca de 30 fizeram plantão em frente ao STJD.

Além dos torcedores, dirigentes do São Paulo confirmaram que o clube dará apoio jurídico à Portuguesa. A presença de curiosos e funcionários dos clubes será limitada pela segurança.

Os personagens

Comissão disciplinar

Paulo Valed Perry é o presidente da Primeira Comissão Disciplinar do STJD

Auditores

Felipe Bevilacqua de Souza, Luiz Felipe Bulus Alves Ferreira, Vinicius Augusto Sá Vieira, Douglas Blaichman.

Advogados

Paulo Schmitt (Procuradoria), Michel A. Filho (Fla), Mário Bittencourt (Flu), João Zanforlim (Portuguesa).os personagens.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES