Com show coletivo, e não só de Messi, Barcelona vence o Real e assume a ponta

Além de assegurar os vitais três pontos, o Barça conseguiu um feito inédito na história

Messi comemora gol | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Com um show coletivo, e não apenas de Messi, o Barcelona levou a melhor no clássico diante do Real Madrid. Claro, o argentino teve participação fundamental, abrindo o placar na vitória de 2 a 0 no duelo válido pela 31ª rodada do Espanhol. No entanto, Xavi, que deu duas lindas assistências, Pedro e Valdés também colaboraram bastante. Com o resultado, o clube catalão chegou aos 80 pontos, tomou a liderança do torneio que pertencia ao arquirrival (que estacionou nos 77) e ficou muito próximo de conquistar o bicampeonato nacional.

Além de assegurar os vitais três pontos, o Barça conseguiu um feito inédito na história: encaixou dois triunfos seguidos sobre o Real em pleno estádio Santiago Bernabéu. Na temporada passada, vencera por 6 a 2. Além disso, acabou com uma série de 12 triunfos consecutivos do Real e com a invencibilidade merengue em casa na competição.

Já Messi, com o gol marcado neste sábado, chegou aos 27 tentos e segue artilheiro absoluto do Espanhol. O detalhe é que, sozinho, o hermano balançou as redes mais vezes que Cristiano Ronaldo e Kaká juntos. A dupla do Real, que custou mais de ? 160 milhões, anotou 25. Outro detalhe é que, desde que Messi se profissionalizou (temporada 2003/3004), o Barça venceu quatro vezes na casa do Real em seis duelos realizados.

Guardiola surpreenda na escalação

Sem Ibrahimovic, machucado, o técnico Pep Guardiola surpreendeu a todos e deixou o tradicional esquema 4-3-3 e colocou o time no 4-4-2, deslocando Daniel Alves para a meia (mas encostando nos atacantes Messi e Pedro) e deixando o veterano francês Henry no banco. Puyol deixou a zaga e foi improvisado na lateral direita.

Com essa formação menos ofensiva, quem chegou primeiro foi o Real Madrid. Atuando no meio de campo, Marcelo deu um drible da vaca em Busquets e cruzou rasteiro para área. Milito se antecipou e cortou para escanteio.

O Real, que não contou com o brasileiro Kaká (ele se recupera de uma lesão muscular) seguiu ditando o ritmo, marcando no campo de defesa adversário e com bastante afinco. No entanto, os merengues não conseguiam arrematar a gol, mas pelo menos arrancavam aplausos da torcida com belas jogadas, como uma caneta de Cristiano Ronaldo em Busquets.

Pênalti não marcado a favor do Barça

No entanto, na primeira investida do Barça, Messi mostrou seu cartão de visitas aos 12 minutos. O argentino recebeu passe pela ponta direita, entrou na área e, ao driblar Albiol, foi derrubado pelo defensor espanhol. O árbitro Mejuto González, longe do lance, ignorou e mandou o jogo seguir.

A jogada assustou o Real, que deixou de marcar sob pressão e passou a dar espaços ao rival que deu o primeiro chute na partida com Daniel Alves em cobrança de falta. A bola, no entanto, parou longe, nas arquibancadas. Aos 22, veio o primeiro tiro do Real com o volante Xabi Alonso.

Se criavam poucas oportunidades de gol, Real e Barça faziam um jogo extremamente disputado e, em alguns momentos, violento. Tanto que, com 30 minutos, quatro cartões amarelos já haviam sido distribuídos .

Golaço de Messi

E no meio da acirrada peleja, o talento do Barça acabou falando mais alto aos 32. Messi tocou para Xavi que devolveu de maneira espetacular. O argentino dominou no peito, tirou Albiol e, com o pé direito - que não é o bom -, tocou na saída de Casillas. Gol do Barcelona e silêncio no Bernabéu. Ou quase. Os pouco mais de 1.000 torcedores culés que foram ao estádio festejavam como loucos no anel superior.

Com a desvantagem no placar, o Real partiu em busca do empate, que quase chegou aos 37 minutos. Após jogada ensaiada, Xabi Alonso, sozinho na pequena área, cabeceou por cima do gol.

Apesar do marcador desfavorável, o técnico Manuel Pellegrini manteve a mesma equipe que iniciou a partida no segundo tempo. O Real, sem o mesmo ímpeto da etapa inicial, tentava encurralar o Barça que, com um ótimo toque de bola, saía para o jogo sem problemas.

Xavi, o garçom

Cristiano Ronaldo, parecendo sentir dores na perna esquerda, não produzia muito e o restante da equipe sentia a falta de uma referência no ataque.

Sem ter nada com isso, o Barcelona chegou ao segundo gol sem dificuldades. Xavi, mais uma vez, deu passe perfeito para Pedro. A revelação catalã ganhou de Arbeloa e, de chapa, bateu no canto direito de Casillas aos dez minutos.

O revés não abalou tanto o Real Madrid, que criou ótimas chances de diminuir o marcador. Mas Valdés, em dia inspirado, mostrou segurança fazendo grandes defesas. Numa delas, salvou um gol certo de Van der Vaart.

Com o passar o tempo, os anfitriões diminuíram o ritmo e ainda escaparam de uma goleada. Messi, em duas oportunidades, teve a chance de ampliar - em ambas após passes de Xavi. Casilla, titular da seleção da Espanha, salvou a pátria do Real que amargou sua quarta derrota no Espanhol.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES