SEÇÕES

Com vitórias e sem levar gols, Felipão tem o início dos sonhos

Técnico tem Verdão em posição tranquila na Libertadores.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Os dez primeiros dias da terceira era Luiz Felipe Scolari no Palmeiras foram os melhores possíveis para o treinador de 69 anos. Em meio a jogos importantes de Libertadores e Copa do Brasil, Felipão optou por rodar o elenco e usar reservas contra o Vasco, neste domingo, em seu primeiro jogo como técnico palmeirense na nova arena.

Não só venceu (1 a 0), como viu jogadores importantes ressurigem:

    •    Lucas Lima criou do nada a jogada do único gol do jogo;

    •    Deyverson fez seu primeiro gol em jogos oficiais no ano;

    •    Mayke voltou a aparecer como um importante desafogo pela direita.

O único a destoar – e que ainda não conseguiu retomar as boas atuações – foi Jean, claramente sem ritmo de jogo. Já o estreante Gustavo Gómez pode ser útil como zagueiro mais posicional – aquele que guarda posição e não sai à caça dos atacantes –, ou seja, a princípio, um reserva para Edu Dracena.

O mais importante para Felipão no momento é ver a quantidade e a qualidade do elenco. Na Libertadores, só uma atuação desastrosa em casa fará com que o Palmeiras seja eliminado pelo Cerro Porteño, após a ótima vitória por 2 a 0 no Paraguai, na última quinta. No Brasileirão, a distância para o líder São Paulo é de oito pontos, ainda com muita coisa por vir (20 rodadas). E na Copa do Brasil, a próxima "decisão" é na quinta: o jogo da volta contra o Bahia, pelas quartas de final, no Pacaembu, após um 0 a 0 em Salvador. Ou seja: basta uma vitória simples e em casa contra um time que vem lutando contra o rebaixamento no Brasileirão.

Felipão é o que o futebol conhece como "macaco velho". Não vai para as entrevistas coletivas com estatísticas decoradas porque sabe que esse showzinho midiático não vale nada no lugar mais importante, o vestiário. E não se engane: com o estudioso Paulo Turra ao seu lado, uma comissão técnica (fixa) experiente e uma estrutura de ponta, Felipão não tem nada de ultrapassado.

A primeira missão, cumprida com sucesso, era arrumar a casinha, mostrar que tem comando, não destroçando jogadores, mas levantando o astral, passando tranquilidade e confiança para quem não chegou a um clube do tamanho do Palmeiras por acaso.

A próxima fase é fazer os ajustes finos na equipe, que ataca no 4-2-3-1 e se defende no 4-1-4-1, mas ainda tem as linhas muito espaçadas e, muitas vezes, insiste na ligação com o centroavante.

O time não levou gols nos três jogos com Felipão, mas sofreu alguns sustos contra o Vasco, o que é absolutamente normal, levando-se em conta que Luan e Gómez nunca haviam jogado juntos. Thiago Santos, incansável no trabalho de tentar recuperar a bola, voltou a fazer boa partida, firmando-se como sombra para Felipe Melo.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos