Começa a Conferência Estadual de Esportes do Piauí

Cássia Damiani, coordenadora executiva da III Conferência, ainda proferiu palestra, na noite de terça-feira

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A III Conferência Estadual de Esportes do Estado do Piauí foi aberta, oficialmente, na noite dessa terça-feira, 30, no auditório do Tribunal de Contas do Estado (TCE), com a presença da coordenadora executiva da III Conferência, Cássia Damiani, que veio ao Piauí representando o ministro do Esporte, Orlando Silva, Alan Frick, mobilizador do Ministério do Esporte, órgão que coordena o evento em todo o país.

O presidente da Fundação dos Esportes do Piauí (Fundespi), Vicente Sobrinho, abriu a Conferência, deu boas vindas aos participantes, aos representantes do Ministério do Esporte e falou dos projetos que hoje são desenvolvidos no Estado, implantados após as discussões realizadas nas conferências anteriores.

"Estamos iniciando a nossa conferência, desejamos que todos sejam bem-vindos a Teresina e que façam um dia de debate proveitoso nesta quarta-feira. Devo dizer a todos que é muito importante, temos vários projetos sociais como Segundo Tempo, Esporte e Lazer da Cidade que são frutos destes debates. Espero que os piauienses sugiram propostas que possam desenvolver ainda mais o esporte estadual e nacional".

Cássia Damiani, coordenadora executiva da III Conferência, ainda proferiu palestra, na noite de terça-feira, sobre o Plano Decenal de Esporte e Lazer, onde explicou as propostas e metas do evento. "A conferência é um espaço democrático de diálogo entre a sociedade civil e o governo, serve para a elaboração de políticas para que elas sejam verdadeiramente pública. A ideia do Plano Decenal é justamente definir o futuro do esporte nos próximos anos", afirma.

O coordenador da III Conferência Estadual do Piauí, Fábio Soares, falou sobre a expectativa em relação ao momento de discussão sobre o Plano Decenal. "Dentro das expectativas que nós tínhamos, está até superando porque o envolvimento com a comunidade esportiva está sendo razoável, a contento. Tivemos na abertura do evento pessoas interessadas em discutir o esporte, estão envolvidos nesta discussão e nós entendemos que está sendo válido. Nesta quarta-feira, as discussões do Plano Decenal serão concretizadas. Nós estamos felizes com a organização".

Debates - Nesta quarta-feira, 31, durante todo o dia, serão discutidas 10 linhas estratégicas da conferência. Os temas a serem debatidos são: Sistema Nacional de Esporte e Lazer; Formação e Valorização Profissional; Esporte, Lazer e Educação; Esporte, Saúde e Qualidade de Vida; Ciência, Tecnologia e Inovação; Esporte e Alto Rendimento; Futebol; Financiamento do Esporte; Infraestrutura Esportiva; e Esporte e Economia.

Após as discussões serão eleitos 25 delegados titulares e 25 suplentes para a Conferência Nacional, que está sendo organizada pelo governo federal e acontecerá em Brasília-DF, no período de 3 a 6 de junho de 2010, com representantes de todo o país. Nesse encontro na capital federal será aprovado o Plano Decenal de Esporte e Lazer, que definirá linhas estratégicas, ações, metas e responsáveis para o desenvolvimento do setor para os próximos dez anos.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES