Começa a luta pelo tri: Grêmio recebe o Universidad de Chile no Olímpico

Tricolor estreia no Grupo 7 às 21h50m em primeiro jogo contra chilenos na história da competição

Gremio Bi-campeão da Libertadores | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Ruy e Alex Mineiro foram dois dos reforços do clube visando principalmente à Libertadores A Conmebol deixou a cargo do Grêmio o último ato da primeira rodada da Libertadores. Todos estrearam, menos o clube gaúcho e seu adversário das 21h50m desta quarta-feira, o Universidad de Chile. Sem querer, a tabela faz quase uma reverência a um clube que nunca entra na competição continental para ser coadjuvante. Demorou, mas chegou a hora.

Uma hora esperada ansiosamente, com unhas roídas, pelos jogadores do Tricolor gaúcho. Começa no Olímpico a luta pelo tri da América. E começar bem é especialidade do clube gaúcho. Nas 11 estreias anteriores no torneio, foram sete vitórias, três empates e apenas uma derrota - para o Palmeiras, em 1995. Nas últimas cinco largadas, cinco vitórias. A sexta pode vir nesta quarta-feira, no primeiro jogo do Grêmio contra um time chileno na história da Libertadores.

A diretoria prevê pelo menos 35 mil pessoas no Monumental. Para quem não for ao estádio, o GLOBOESPORTE.COM conta tudo em detalhes no Tempo Real, lance a lance. A RBS TV mostra ao vivo para o Rio Grande do Sul. O SporTV exibe para todo o Brasil.

Nada vale mais em 2009 do que a Libertadores para o Grêmio. Gauchão e Campeonato Brasileiro, por mais importantes que sejam, ficam em segundo plano. Ser o melhor time do continente outra vez é a grande ambição do Tricolor, campeão em 1983 e 1995. Toda a preparação foi feita nesse sentido.

Para cumprir o objetivo, o Tricolor se reforçou. Buscou jogadores como Alex Mineiro, Herrera, Maxi López e Ruy. Por outro lado, perdeu Rafael Carioca, negociado, e Willian Magrão, lesionado. No Estadual, o time mostrou solidez, mas precisa melhorar para encarar a Libertadores. O grande teste começa contra o Universidad.

Celso Roth monta o time no 3-5-2, mesmo esquema do vice no Brasileirão. Adílson herdou a primeira função do meio, com Tcheco um pouco à frente, revezando-se com Souza na mescla das funções defensiva e ofensiva. Os avanços de Ruy pela ala direita são uma boa alternativa para a bola chegar aos pés de Jonas e Alex Mineiro, os responsáveis pelos gols. Na defesa, a aposta é na segurança do goleiro Victor e do zagueiro Réver.

Clique e confira a classificação e a tabela de jogos da Libertadores

Richard Fausto/GLOBOESPORTE.COM

Roth, que escalou o time no 3-5-2, acha que a edição deste ano apresenta bom nível técnico O Grêmio tem um grupo calejado em Libertadores. Muitos disputaram o torneio e alguns até já o conquistaram, casos de Souza, Fábio Santos e Orteman. O time é considerado, entre os profissionais do Grêmio, superior ao do ano passado e até ao de 2007.

- O Grêmio está com um time mais técnico do que costuma ter em sua história. Precisamos ter aquela entrega que tínhamos em 2007. Essa é minha grande curiosidade: saber como será a competitividade do grupo - comentou o capitão Tcheco, único titular remanescente de dois anos atrás.

Tenho visto Libertadores muito competitivas, mas não tão boas tecnicamente. Neste ano, pelo que observei, está melhor"

A ideia é unir a técnica de boa parte do time a uma entrega incondicional dentro de campo. Os gremistas entendem que é a única forma de encarar uma competição que, na visão de Roth, está ainda mais complicada este ano.

- Tenho visto Libertadores muito competitivas, mas não tão boas tecnicamente. Neste ano, pelo que observei, está melhor. As equipes seguem combativas, mas com uma qualidade técnica superior - comentou o treinador.

O Grêmio está no Grupo 7 da Libertadores, que também conta com o Boyacá Chicó, da Colômbia, e o Aurora, da Bolívia. Depois de receber o Universidad, o Tricolor viajará para enfrentar os dois adversários. Os jogos serão em 11 e 25 de maio, respectivamente.

Adversário desfalcado

O Universidad de Chile trata o jogo contra o Grêmio como o mais difícil da primeira fase. O técnico uruguaio Sergio Markarián tem três desfalques na montagem do time. Ele perdeu Marco Estrada, destaque da equipe, e também seu substituto imediato, Sebastián Pardo, além do argentino Walter Montillo.

Nelson Cuevas, ex-Santos, é candidato a atuar no meio, mas a escalação dele não é garantida. O esquema é variável e pode migrar até para um 4-5-1, com apenas Olivera no ataque. La U, como é chamado o clube chileno, espera ter o apoio de aproximadamente 500 torcedores no Olímpico.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES