Começa no Rio o maior evento esportivo da história do Brasil

Começa no Rio o maior evento esportivo da história do Brasil

Começa no Rio o maior evento esportivo da história do Brasil | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Rio est? em festa. Com a cerim?nia de abertura dos XV Jogos Pan-Americanos Rio 2007, nesta sexta-feira, est? aberto oficialmente a maior festa do Esporte j? celebrada no Pa?s. A energia do povo brasileiro ? o mote da cerim?nia, com um grande passeio pela m?sica e a geografia do pa?s atrav?s das festas e da cultura popular.

A cerim?nia, uma grande ??pera popular?, com efeitos de luz c?nica, teve explos?o de fogos e toda a singularidade da M?sica Popular Brasileira, mesclando ritmos diversos, para uma coreografia de grandes grupos, com 4.500 volunt?rios no elenco vestindo fantasias grandiosas.

O baiano Kain? do Jeje, de 12 anos, abriu o segmento art?stico tocando um rum, instrumento t?pico do candombl?, e tendo como resposta o som de 1.500 percursionistas (o equivalente a cinco baterias de escolas de samba) dispostos pelo palco, gramado e acessos nas arquibancadas e cadeiras do est?dio.

Os cantores Arnaldo Antunes e Ana Costa cantam a m?sica-tema ?Viva Essa Energia? e o p?blico acompanhava com a coreografia, seguido pelo desfile das delega?es. O maratonista Vanderlei Cordeiro de Lima entrou no Maracan? dan?ando com a bandeira ? frente da delega??o brasileira.

O presidente Luiz In?cio Lula da Silva, o ministro do Esporte, Orlando Silva Jr., e o p?blico acompanharam a execu??o do Hino Nacional na voz da cantora Elza Soares. A cerim?nia atrasou 30 minutos por problemas da organiza??o.

Vaia, s? com o presidente

O p?blico s? come?ou a se animar de verdade a partir das 17 horas, ao som dos DJs Nuts e Marcelinho Da Lua. Algumas "olas" foram o suficiente para levar o est?dio ao ?xtase e impressionar alguns jornalistas estrangeiros, que assistiam a tudo sem esconder o queixo ca?do.

At? mesmo autoridades, com tailleur, terno e gravata, entraram na brincadeira, mesmo que desengon?ados. Quase todo mundo aproveitou para tirar fotos. O anticl?max foi a sonora vaia do est?dio ? chegada do presidente Lula, mostrada ao vivo pelos dois tel?es constru?dos especialmente para o Pan.

Mesmo com o clima festivo, houve espa?o para a desorganiza??o e o improviso. As pol?cias civil, militar e federal, al?m dos bombeiros, trabalharam no Maracan? com crach?s de papel e escritos a m?o. As credenciais n?o ficaram prontas a tempo - algumas chegaram na quinta-feira, mas n?o foram distribu?das.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES