Comissão aprova liberação de bebidas alcoólicas na Copa

Projeto agora segue para o plenário da casa e, em seguida, para o Senado

Vicente Cândido (PT-SP) utilizou argumentos econômicos para defender seu projeto | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Os integrantes da comissão especial que trata do projeto que vai regulamentar a organização da Copa do Mundo de 2014 e das Confederações de 2013 na Câmara decidiram manter no projeto sobre a Lei Geral da Copa o item que libera o consumo e a venda de bebidas alcoólicas durante esses jogos.

O ponto era considerado o mais polêmico do projeto de lei e provocou reações assertivas de deputados contrários que defendiam o respeito ao Estatuto do Torcedor, que proíbe bebidas alcoólicas nos jogos brasileiros. A deputada Carmen Zanotto (PPS-SC) afirmou que a liberação da bebida somente para a Copa é um equívoco e confronta uma lei nacional.

- Nós não podemos admitir que uma resolução da CBF seja obedecida e uma lei aprovada por esta casa [o Estatuto do Torcedor] não. Nós permitirmos a venda de bebidas significa um retrocesso. Respeitarmos o estatuto significa que queremos a Copa sim e não estamos proibindo o comércio de bebida nas áreas de hospitalidade, mas não a queremos dentro do estádio nem infringir uma lei. Pois o que a Fifa está pedindo é uma lei de exceção.

O relator da matéria na comissão, Vicente Cândido (PT-SP), utilizou argumentos econômicos para defender sua versão do projeto.

- Eu não acho razoável investir um bilhão de reais em estádios brasileiros que serão pontos turísticos e você chegar para almoçar antes do jogo e na hora do jogo ter de parar de beber porque a lei proíbe. Não acho razoável você punir um setor da economia apenas, o dono da lanchonete. E eu tenho desconfiança de que na maioria dos casos [de violência em estádios] as pessoas bebem e usam drogas antes de adentrar o estádio para o jogo.

Apesar da reação contrária, a maioria decidiu manter o artigo 29 do projeto, o qual determina que ?a venda e o consumo de bebidas, em especial as alcoólicas, nos locais oficiais de competição, são admitidos desde que o produto esteja acondicionado, ou seja, consumido em material plástico, vedado o uso de qualquer outro tipo de embalagem?.

Com a rejeição do destaque que pretendia proibir as bebidas alcoólicas nos estádios na Copa, a comissão especial encerrou o debate dos pontos mais discutidos da Lei Geral. O texto base já havia sido aprovado mais cedo na mesma sessão. Agora, o projeto segue para ser votado no plenário da Câmara e, em seguida, no Senado.

O presidente da Câmara, Marco Maia, afirmou, após a votação, que o projeto já deve ser votado no plenário da casa nesta quarta (7). O líder do governo na Câmara, Cândido Vaccarezza, afirmou ter feito o pedido ao presidente.

- Tem clima e acho que será aprovado sem problemas.

Entenda os principais pontos do projeto sobre a Lei Geral da Copa que será votado na Câmara:

- Entrada nos jogos: o preço dos ingressos será estabelecido de acordo com quatro categorias com valores entre 50 e 900 dólares. A Fifa colocará à disposição para a categoria 4, com menor preço e exclusiva para brasileiros residentes no País, 300 mil bilhetes na Copa de 2014 e 50 mil para a das Confederações. Caso haja demanda maior que o número de ingressos, será feito um sorteio entre os interessados. Idosos, estudantes e beneficiados do Bolsa Família terão prioridade na disputa e 50% de desconto nos bilhetes desta categoria. Os maiores de 60 anos também terão direito à meia-entrada em todas as demais categorias.

- Folgas: Durante a Copa de 2014, o governo poderá declarar feriados nacionais os dias em que houver jogo da seleção brasileira. O calendário escolar das instituições públicas e privadas será obrigatoriamente adaptado para que as férias do meio do ano coincidam com o período entre a abertura e o encerramento da Copa.

- Álcool: o consumo de bebidas, inclusive alcoólicas, está liberado durante as partidas, desde que circulem pelos estádios somente em copos de plástico.

- Proibições: será vetada a entrada de torcedores nos estádios com fogos de artifício e cartazes, bandeiras, símbolos ou outros sinais com mensagens ofensivas, de caráter racista, xenófobo ou que estimule outras formas de discriminação.

- Premiação a campeões: os jogadores da seleção brasileira que venceram a Copa em 1958, 1962 e 1970 receberão um prêmio de R$ 100 mil em dinheiro. Os que estiverem atualmente sem recursos financeiros ganharão ainda um auxílio especial mensal que pode chegar a R$ 3.600 (teto de aposentadoria da Previdência Social). No caso dos jogadores que já morreram, o benefício será pago aos herdeiros diretos.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES