Contra “asa negra”, Brasil coloca renovação à prova

Seleções se enfrentam em Paris, no mesmo palco da final do Mundial de 1998

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Mano Menezes e Blanc assumiram, respectivamente, as seleções brasileiras e francesas com a mesma missão: renovar as equipes após os fiascos na Copa do Mundo de 2010. Nesta quarta-feira (9), às 18h (de Brasília), no Stade de France, em Paris, ambos colocarão esse processo à prova, mas com gostinho especial para o Brasil.

Isso porque a França talvez seja a seleção que mais traz más lembranças ao torcedor brasileiro. Em Mundiais, eliminou o Brasil nas quartas-de-final em 1986 e 2006, além de aplicar, no mesmo estádio deste amistoso, o vice-campeonato em 1998. Sem falar no ouro conquistado nos Jogos Olímpicos de 1984, deixando o time canarinho com a prata.

Por sinal, do confronto vencido pelos franceses em 2006, apenas três jogadores de cada time que estavam na Copa da Alemanha continuam. Do lado brasileiro Julio Cesar, Luisão e Robinho, sendo que apenas o último entrou. Na França, prosseguem na equipe Malouda, Diarra e Abidal.

- Os confrontos diante do Brasil sempre trazem boas lembranças para nós. Acho que a decisão de 1998 [3 a 0] seja a melhor lembrança. Tem um gosto especial, mas quando a bola rola, fica tudo para trás.

As palavras acima foram ditas pelo técnico Blanc, zagueiro da França no título de 1998. O treinador assumiu a seleção depois de o país ser eliminado na primeira fase do Mundial de 2010. Em busca de novos jogadores, vê o Brasil como favorito para o duelo desta noite.

- O Brasil tem quase que os melhores jogadores do mundo em todas as posições. É certo que não estão Kaká e Ronaldinho, mas dos 23 jogadores convocados, 15 ou 16 são muito conhecidos e jogam nos grandes clubes europeus. São novos na seleção, mas podem se unir aos melhores jogadores do mundo individualmente. Na França não é igual.

Quem se enquadra no perfil descrito pelo treinador francês é o meia Renato Augusto, novidade da convocação de Mano Menezes. Com carência de jogadores para realizar a função, já que Ganso e Kaká ainda não podem ser chamados, caberá ao jogador do Bayer Leverkusen (ALE) municiar a dupla de ataque formada por Alexandre Pato e Robinho.

- Vou jogar do mesmo jeito que atuo na Alemanha, mais centralizado e caindo um pouco pela direita. É assim que gosto de atuar. Não vai ter mistério algum.

Para passar um pouco de tranquilidade ao novato estará o goleiro Julio Cesar, titular da seleção na Copa de 2010 e chamado pela primeira vez por Mano. Confirmado com a camisa 1 neste clássico, o arqueiro promete agarrar a chance e não decepcionar.

- Esse ambiente da seleção brasileira estava me fazendo muita falta. Fiquei extremamente feliz com a convocação e tenho certeza de que vou realizar um belo trabalho.

A partida contra a França será a quinta do Brasil sob o comando de Mano Menezes. Até aqui, foram três vitórias ? EUA, Ucrânia e Irã ? e apenas uma derrota, para a Argentina, por 1 a 0, em novembro do ano passado.

FICHA TÉCNICA

FRANÇA X BRASIL

Local: Stade de France, em Paris (FRA)

Data: 9 de fevereiro de 2011 (quarta-feira)

Horário: 18h (de Brasília)

Árbitro: Wolfgang Stark (ALE)

FRANÇA: Lloris; Sagna, Mexès, Rami e Abidal; Aliou Diarra, Diaby, Gourcuff e Menez; Rémy e Benzema

Técnico: Laurent Blanc

BRASIL: Julio César; Daniel Alves, David Luiz, Thiago Silva e André Santos; Lucas, Elias, Hernanes e Renato Augusto; Robinho e Alexandre Pato

Técnico: Mano Menezes



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES