Contratação de "anônimo" David Neres assusta torcida do Ajax

Neres é revelação do São Paulo

A torcida e os comentaristas de futebol de Amsterdã, na Holanda, tomaram um susto quando o Ajax decidiu contratar o atacante David Neres, de 19 anos, a grande revelação das categorias de base do São Paulo nos últimos tempos. Ele é praticamente desconhecido na Europa.


Neres vai custar aos holandeses 15 milhões de euros (R$ 51 milhões), uma parte deles a ser paga no decorrer dos anos quando algumas metas forem atingidas. O jogador torna-se assim a segunda contratação mais cara da história do Ajax, um clube mais acostumado a vender jogadores do que a comprá-los. (O jogador mais caro já contratado pelo Ajax foi o sérvio Miralem Sulejmani, 16,2 milhões de euros em 2008.)


A contratação de Neres é uma quebra de paradigmas para o Ajax, que teve poucos brasileiros em seu elenco ao longo da história. O lateral Maxwell foi um deles, assim como o zagueiro tetracampeão mundial Márcio Santos, que não rendeu o que se esperava dele nos anos 90.

O que explica a abordagem agressiva da direção holandesa no mercado brasileiro é a contratação do olheiro Henk Veldmate, o mesmo que descobriu Luis Suarez no Nacional, aos 19 anos, e o levou ao Groningen FC. Veldmate é conhecido por ter ótimos contatos na América do Sul e nos últimos anos tem levado promessas colombianas ao Ajax.

Fonte: Uol