Copa América: Chile anuncia que será sede, e CBF confirma

Presidente da federação revela ter documento assinado por Marin e espera homologação da Conmebol

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O presidente da federação chilena de futebol (Associación Nacional de Fútbol Profesional - ANFP), Sergio Jadue, anunciou na manhã deste sábado que a CBF cedeu ao Chile o direito de organizar a Copa América de 2015. Assim, o Brasil só receberá o torneio em 2019, 30 anos depois da última vez que foi sede da competição (1989). A CBF confirmou o acordo e agora espera a homologação da Conmebol.

- Com emoção e alegria, tenho orgulho de anunciar que o Chile receberá a 44ª Copa América. Em 2015 será no nosso país e em 2019 será no Brasil. Organizaremos uma Copa América muito boa e esperamos deixá-la em casa, vencê-la - disse Jadue, que estava acompanhado do técnico da seleção chilena, o argentino Claudio Borghi, na coletiva.

Na última sexta, Jadue esteve no Brasil e teve uma reunião com o novo presidente da CBF, José Maria Marin, na residência do substituto de Ricardo Teixeira em São Paulo. Segundo o chileno, um documento foi assinado durante o encontro garantindo a troca de sedes da Copa América e ele deverá ser ratificado na próxima reunião da Conmebol.

- Já nos encontros que tive na semana passada, na Commebol, em Assunção, e na AFA, em Buenos Aires, o assunto foi discutido e encaminhado para uma solução em que prevaleceram o bom senso e o entendimento entre as partes - contou Marin ao site da CBF.

A CBF explicou que um dos motivos da troca de sede foi a sequência de eventos esportivos realizados no Brasil entre 2013 e 2016 (Copa das Confederações, Copa do Mundo, Copa América e Olimpíadas), o que atrapalharia o calendário do futebol com a interrupção do Campeonato Brasileiro quatro anos seguidos.

- Os clubes ficariam prejudicados, pois certamente o Brasileiro teria de ser paralisado, justamente em um ano que tem tudo para levar multidões aos jogos, pois será realizado logo após a Copa do Mundo, com toda a estrutura que a maior competição de futebol do planeta deixará, com estádios modernos e todo um ambiente positivo que poderá se instalar no país - dise Marin.

Segundo fontes da Conmebol, a costura do acordo ocorreu também pela indicação de Marco Polo del Nero, presidente da Federação Paulista de Futebol, para o lugar de Ricardo Teixeira no Comitê Executivo da Fifa. O uruguaio Eugenio Figueredo contava com forte lobby de dirigentes sul-americanos, mas o apoio da federação chilena acabou selando a vitória do indicado da CBF.

- Após a saída de Teixeira, a ANFP entrou com tudo, falei com Marin. Viajei ao Brasil e assinamos o acordo. Nicolás Leoz (presidente da Conmebol) está de acordo com a troca e a Copa América está garantida no Chile em 2015 - afirmou Jadue.

O Chile receberia o torneio continental somente em 2019, mas passou a negociar com a CBF para receber a edição de 2015, já que o Brasil terá pela frente a Copa das Confederações em 2013, a Copa do Mundo em 2014 e as Olimpíadas no Rio em 2016. Também em 2015, o Chile será sede do Mundial Sub-17 da Fifa.

- Teremos dois comitês organizadores. Serão muitas pessoas trabalhando e queremos que todos participem. A Copa América será em junho, e o Mundial entre outubro e novembro - explicou Jadue.

O Brasil não organiza o torneio continental desde 1989, quando foi campeão vencendo o Uruguai na final no Maracanã (1 a 0 , gol de Romário). Dois anos depois, o Chile recebeu a Copa América pela última vez. Algumas cidades brasileiras chegaram a ser anunciadas como sedes de 2015, como Belém e Goiânia, durante a gestão de Ricardo Teixeira.

De acordo com o jornal chileno "La Tercera", o ex-presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, teria chegado a um acordo em 2009 com o governo do Chile para ceder a organização da Copa América de 2015. Porém, Teixeira negou que o Brasil abriria mão do torneio e frustrou a ANFP, então presidida por Harold Mayne-Nicholl.

Com a entrada de Jadue, as negociações voltaram e o dirigente teria conseguido convencer alguns membros da Conmebol durante reuniões do Comitê Executivo da confederação sul-americana. A saída de Teixeira também teria ajudado o presidente da ANFP, que passou a tratar diretamente com Marin e viajou a São Paulo para fechar a mudança.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES