Copa de 2014 pode atrapalhar Rio 2016, diz relatório

O documento demonstra preocupação da entidade com a proximidade de dois eventos de grande magnitude

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A escolha do Brasil como sede da Copa do Mundo de 2014 pode atrapalhar a candidatura do Rio de Janeiro aos Jogos Olímpicos de 2016, comprova o relatório da comitiva de avaliação do Comitê Olímpico Internacional (COI) divulgado nesta quarta-feira.

O documento demonstra preocupação da entidade com a proximidade de dois eventos de grande magnitude. O principal temor é que o intervalo de dois anos seja insuficiente para uma campanha condizente com uma Olimpíada.

"Do ponto de vista de patrocínios, a comissão expressa alguma preocupação com a capacidade dos patrocinadores dos Jogos ativarem seus programas no Brasil com quatro anos de antecedência, devido a atividade em torno da Copa do Mundo", diz parte do relatório.

A entidade também acredita que a candidatura fez uma previsão conservadora sobre a o rendimento de patrocinadores. "A comissão acredita que a meta de US$ 570 milhões (cerca de R$ 1,1 bilhão) de rendimento vindo de patrocinadores olímpicos e para-olímpicos é conservadora, levando em consideração o impacto da Copa do Mundo de 2014".

No sumário do relatório, a entidade mais uma vez voltou a citar a Copa do Mundo como possível complicador. Por outro lado, ressalvou que também há aspectos positivos com a proximidade dos dois eventos.

"Ao mesmo tempo em que a Copa de 2014 irá acelerar a entrega da infra-estrutura prometida e providenciará experiência de organização, ela também representa um desafio a respeito do estratégias de marketing e comunicação dos Jogos de 2016", diz o relatório.

O documento foi formulado depois da visita do comitê avaliador da entidade ás quatro cidades candidatas em abril e maio deste ano. Além da cidade brasileira, concorrem à sede do evento Madri (Espanha), Tóquio (Japão) e Chicago (Estados Unidos). O COI vai divulgar a cidade vencedora no dia 2 de outubro, em Copenhague, na Dinamarca.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES