Carrasco do Brasil, goleiro croata jogou basquete e quis ser diplomata

O goleiro Dominik Livakovic voltou a ser destaque, desta vez para deixar o Brasil pelo caminho.

Carrasco do Brasil, goleiro croata jogou basquete e quis ser diplomata | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

SÃO PAULO, SP (UOL - FOLHAPRESS) - Depois de brilhar nas oitavas de final, pegando três pênaltis, e ajudando a Croácia a eliminar o Japão nas penalidades, o goleiro Dominik Livakovic voltou a ser destaque, desta vez para deixar o Brasil pelo caminho.

O arqueiro croata fez ótimas defesas no tempo normal, salvou uma bola nos acréscimos da prorrogação -que terminou-, levando a partida para os pênaltis. Ele ainda defendeu a cobrança de Rodrygo, a primeira da série, dando tranquilidade aos companheiros, que não erraram -4 a 2 para a Croácia nos pênaltis.

Carrasco do Brasil, goleiro croata jogou basquete e quis ser diplomata

Esta é a segunda Copa do Mundo de Livakovic. Antes de ser jogador de futebol, ele quis ser diplomata e praticou basquete. Para escolher a posição, Casillas serviu de inspiração ao goleiro croata, que é recém-casado.

O goleiro de 27 anos foi um dos reservas de Subasic no Mundial de 2018, na Rússia, quando a Croácia foi vice-campeã, derrotada pela França na decisão. Após o torneio, o goleiro titular anunciou a aposentadoria da seleção.

Foi a chance que Livakovic precisava. O goleiro do Dínamo Zagreb, time croata, estreou como titular no dia 8 de junho de 2019, contra País de Gales, nas eliminatórias para a Eurocopa de 2020. Ele venceu a concorrência de Kalinic e ficou com a posição.

Contra o Japão, Livakovic igualou um recorde em Copas do Mundo ao defender três pênaltis em uma disputa do tipo. A marca foi estabelecida em 2006 pelo goleiro português Ricardo, em jogo contra a Inglaterra, pelas quartas de final do Mundial na Alemanha. Em 2018, Subasic, um dos ídolos do atual goleiro croata, também defendeu três penalidades - nas oitavas de final, contra a Dinamarca.

Além de Subasic, Livakovic tem dois espanhóis como inspiração. O grande ídolo é Iker Casillas, campeão do mundo em 2010. Além do ex-goleiro do Real Madrid, De Gea, jogador do Manchester United, também é um exemplo para o goleiro da seleção croata

"Além do Subasic, meus exemplos são os goleiros espanhóis: De Gea, e Casillas -que foi quem me fez escolher a posição de goleiro quando eu era menino", disse Livakovic em entrevista jornal croata "Jutarnji".

Antes da consagração contra a seleção japonesa, Livakovic já havia mostrado aos seus companheiros de seleção do que era capaz. Nos treinos de pênaltis, o goleiro deixou os colegas assombrados.

"No treino [antes do jogo contra o Japão], praticamos, ele pegou quase todos os pênaltis. E nós pensamos: 'somos realmente muito ruins'. Falamos para ele: 'Você precisa fazer isso no jogo', e ele fez", disse o zagueiro Lovren, que disse estar bastante calmo nas cobranças", disse Lovren, zagueiro croata.

Luka Modric, eleito o melhor jogador do mundo em 2018, também rasgou elogios ao goleiro croata, dizendo que ele passa confiança.

"É um craque. É um ótimo goleiro, sempre temos confiança nele. Sempre demonstrou estar bem", disse.

Livakovic é de uma família influente na Croácia. Seu avô paterno foi médico, quando o país ainda fazia parte da antiga Iugoslávia. O pai do jogador, engenheiro, foi ministro da Infraestrutura.

Além de médico, o avô de Livakovic era um apaixonado por basquete, e sócio de um clube da modalidade na cidade de Zadar, onde o goleiro nasceu. O arqueiro croata chegou a jogar basquete antes de definir sua preferência pelo futebol.

Dominik Livakovic é recém-casado. Em junho, ele se com a designer industrial Helena Matic. O casamento, cheio de pompa, foi na Catedral de Santa Anastasia, em Zadar, na Croácia.

Classificada à semifinal, a Croácia aguarda o vencedor de Holanda x Argentina, que se enfrentam hoje (9), às 16h (de Brasília).



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES