Entenda por que os jogos estão com mais tempo de acréscimo

Dois fatores explicam o tempo extra dado pelos árbitros ao fim de cada tempo

Copa | OZAN KOSE / AFP
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Copa do Mundo mal começou e uma novidade chamou a atenção dos torcedores: o tempo maior de acréscimos em cada partida. Os jogos de segunda-feira, por exemplo, somaram mais de 50 minutos acrescidos pelos árbitros. Abaixo, o LANCE! explica os motivos.

A primeira razão é simples: os longos atendimentos em campo colaboraram para o número elevado de acréscimos. No jogo da Inglaterra, apitado pelo árbitro brasileiro Raphael Claus, o goleiro do Irã sofreu um choque de cabeça e ficou quase 10 minutos sendo atendido. O mesmo aconteceu no fim do duelo entre Argentina e Arábia Saudita.

Wilton Pereira Sampaio apitou jogo entre Holanda e Senegal, nesta segunda-feira (Foto: OZAN KOSE / AFP)

Ainda assim, há uma outra explicação. A comissão de arbitragem da Fifa orientou os juízes a não economizarem nos acréscimos. Além dos atendimentos por lesão, cada minuto perdido com comemorações e substituições está sendo compensado ao fim de cada tempo, independente do placar.

Leia Mais

O objetivo da Fifa é ter jogos com mais tempo de bola rolando. Em entrevista antes do início da Copa do Mundo, o chefe de arbitragem da entidade, Pierluigi Collina, deixou claro que foi uma orientação passada aos árbitros.

- Comemorações podem durar entre um minuto e um minuto e meio. É fácil perder três, quatro ou cinco minutos. Isso precisa ser compensado no fim. Não podemos achar normal que o jogo tenha 42, 45 minutos de bola rolando. Na Copa da Rússia foi normal vocês verem o quarto árbitro levantar a placa indicando 7, 8, 9 minutos de acréscimo. Nós queremos ver a bola em jogo - disse Colina.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES