Copa do Mundo já tem cinco cabeças de chave já definidos

Sobram três vagas entre os cabeças de chave.

A cada rodada das Eliminatórias, a Copa do Mundo da Rússia começa a ganhar forma. Depois dos jogos de domingo, chegou a cinco o número de cabeças de chave do próximo Mundial já definidos. Brasil, Alemanha, Bélgica, Polônia e Rússia, esse último por ser sede, estão garantidos no pote A do sorteio dos grupos.

Entre as seleções classificadas para a competição, a Fifa selecionará as sete mais bem classificadas em seu ranking de outubro para serem cabeças de chave. Alemanha (primeira colocada no ranking de setembro), Brasil (segundo), Bélgica (quinta) e Polônia (sexta) não perderam posições na lista e por isso já podem comemorar o privilégio.

Sobram três vagas entre os cabeças de chave. Caso se classifiquem para o Mundial, Portugal (terceiro do ranking) e Argentina (quarta), ficarão com uma cada. Restará uma, que pode ser de Suíça ou França - atualmente os suíços estão em sétimo na lista da Fifa, mas ainda podem ser ultrapassados pelos franceses.

Na verdade, o destino das seleções está entrelaçado e será definido na terça-feira. A França enfrentará a Bielorrússia em casa. Se vencer, garantirá vaga direta para a Copa e dependerá do jogo entre Portugal e Suíça para saber se será cabeça de chave. Explica-se: se os portugueses vencerem os suiços em Lisboa, assumirão a liderança do Grupo B, conseguirão o passaporte direto para o Mundial e causarão prejuízo duplo para os rivais. Além de ser obrigada a ir para a repescagem, a Suíça será ultrapassada pelos franceses no ranking da Fifa e com isso perderá o direito de ser cabeça de chave caso consiga ir à Rússia.

Quem está em pior situação é a Argentina. O país precisa vencer o Equador fora de casa para conseguir ao menos ir à repescagem. Em caso de eliminação dos hermanos na América do Sul, a França deverá ser a maior beneficiada e só precisará vencer a Bielorrússia, sem depender do jogo entre Portugal e Suíça, para ser cabeça de chave na Copa do Mundo.

Fonte: Com informações do Extra
logomarca do portal meionorte..com