Copa do Mundo pode passar a ter 48 seleções

Mudança estariam previstas apenas para 2026

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A partir de 2026, a Copa do Mundo pode passar a ter 48 seleções, com direito a uma fase prévia de eliminação. A ideia foi divulgada nesta segunda-feira (03) pelo próprio presidente da Fifa, Gianni Infantino, durante evento na Colômbia.

Se o plano de Infantino for adiante, a Copa do Mundo poderá ganhar um mata-mata de classificação à fase de grupos, a exemplo do que acontece na Copa Libertadores da América ou na Liga dos Campeões da Europa. No entanto, a ideia é que os confrontos (em jogo único) de definição sejam realizados já no país-sede do torneio.

"As 16 melhores (seleções) se classificariam diretamente para a fase de grupos do Mundial, e as outras 32 jogariam uma partida, um playoff, três dias antes do começo do Mundial para determinar os outros 16. Assim, teríamos 32 equipes (na fase de grupos)" , contou Infantino, de acordo com a agência de notícias EFE.

Antes de chegar ao número projetado por Infantino, a Fifa pode ampliar a Copa do Mundo a um estágio prévio de ampliação da Copa do Mundo. Desta forma, a edição de 2022, no Qatar, poderia ser disputada por 40 seleções.

"Nosso papel é desenvolver o futebol. Por isso, em minha campanha, eu propus um Mundial de 40 equipes, oito a mais que o Mundial atual", explicou.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES