Corinthians consegue empate com São Paulo e mantém liderança do Brasileirão

Tricolor levou a melhor no primeiro tempo com gol de Calleri, mas o Timão voltou bem do intervalo e Adson conquistou o empate.

Corinthians consegue empate com São Paulo e mantém liderança do Brasileirão | Marcos Ribolli
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Na base da raça, o Corinthians se manteve na liderança isolada do Campeonato Brasileiro. Neste domingo, em seu estádio, a Neo Química Arena, o Timão empatou por 1 a 1 com o São Paulo, pela sétima rodada, e chegou aos 14 pontos. Tem dois a mais que Palmeiras, o próprio Tricolor, Atlético-MG e Botafogo. As informações são do Gazeta Esportiva.

Mas essa manutenção da liderança por pouco não aconteceu. E isso acabaria com um tabu que já dura oito anos, ou 15 jogos. O São Paulo nunca venceu o Corinthians na Neo Química Arena, a casa do Timão inaugurada em 2014. Agora são 10 vitórias corintianas e seis empates.

Em campo, o São Paulo foi melhor no primeiro tempo e fez o seu gol, nos acréscimos, com Calleri. Esse é o 15º gol dele na temporada, o sétimo no Brasileirão, artilheiro isolado da competição. Ele também é o maior goleador do time em 2022. Contra o Corinthians agora são três gols em quatro jogos.

Cássio defende chute de Calleri em Corinthians x São Paulo (Foto: Marcos Ribolli)

No segundo tempo, com substituições feitas pelo técnico Vítor Pereira, o Timão melhorou e conseguiu o empate com Adson, uma das opções após o intervalo, aos 34 minutos.

Com a manutenção da liderança, o Corinthians voltas as suas atenções para a Copa Libertadores. Nesta quinta-feira, às 21h30 (de Brasília), encara o Always Ready, da Bolívia, em casa, para garantir a classificação às oitavas de final. No domingo, pelo Brasileirão, o rival será o América-MG, também como mandante,

Já o São Paulo atuará duas vezes em sua casa, o estádio do Morumbi. Nesta quarta-feira, às 19h15, encara o Ayacucho, do Peru, pela Copa Sul-Americana, mas com a vaga nas oitavas já assegurada. No sábado, às 19 horas, pega o Ceará, pelo Brasileirão.

O jogo - O primeiro tempo do clássico teve momentos distintos. No começo, o Corinthians foi melhor e buscou a velocidade de Willian pela esquerda para atacar. Não criou chances reais, mas ficou mais tempo com a bola.

A partir dos 15 minutos, o São Paulo corrigiu o posicionamento defensivo e passou a dominar o meio de campo. Principalmente com Rodrigo Nestor e Reinaldo pelo lado esquerdo, o Tricolor buscava lançamentos para virar o jogo e pegar a defesa corintiana de surpresa.

Dois lances mostram bem esse domínio são-paulino. Aos 18 minutos, após triangulação pela direita, Alisson apareceu livre dentro da área e chutou cruzado. Aos 26, Calleri cabeceou nas costas da zaga corintiana. Em ambas as jogadas Cássio foi decisivo ao espalmar para escanteio.

Mesmo dominado, o Corinthians achou um gol. Aos 36 minutos, Du Queiroz ganhou uma rara dividida no meio e fez o lançamento na direita. Renato Augusto recebeu e cruzou para a área, onde Jô ganhou a disputa com Arboleda e mandou para as redes. No entanto, o meia estava impedido e o placar se manteve zerado.

O lance até deu um pouco de ânimo para o Corinthians, mas logo o São Paulo voltou a ser dominante e nos últimos minutos deu uma blitz no ataque. Nos acréscimos, já aos 50 minutos, conseguiu o gol. Reinaldo cobrou a falta na área, Jô fez o corte parcialmente e Diego Costa ajeitou para Alisson, que cruzou na pequena área. Calleri dominou e chutou cruzado para abrir o placar

E não parou por aí. Na sequência, em um bombardeio tricolor, Cássio salvou o Corinthians com três defesas seguidas - duas em arremates de Calleri e a outra de Rodrigo Nestor.

Para o segundo tempo, o técnico português Vítor Pereira colocou Adson no lugar de Gil e mudou o esquema para o 4-3-3. Rogério Ceni respondeu com três trocas - Patrick, Eder e Rafinha - e também alterou a formação para o 4-4-2.

O Corinthians, como esperado, passou a ter mais a posse de bola, mas pouco fez nos primeiros 15 minutos. Muito por conta da boa marcação são-paulina a partir do meio de campo, que não deixava Willian receber a bola em condições de fazer uma jogada.

De olho nos contra-ataques, o São Paulo até conseguiu marcar um gol, mas Eder estava impedido. O lance parece ter acordado o Corinthians, que a partir daí começou a pressionar com mais organização e, assim, a criar chances reais. Por pouco teve até um gol contra de Diego Costa.

Aos 30 minutos, Vítor Pereira buscou mais alternativas com as entradas de Junior Moraes, Lucas Piton e Giuliano. E deu certo. Em uma jogada com a participação dos três pela esquerda. O lateral recebeu na ponta e cruzou para a área. Adson chegou de trás e antes de Patrick cabeceou no canto direito de Jandrei para empatar.

Adson comemora o gol pelo Corinthians (Foto: Danilo Fernandes / Meu Timão)

Até o final, a emoção tomou conta do jogo. O Corinthians pressionou e criou boas oportunidades, mas a melhor chance foi do São Paulo. Igor Gomes cabeceou na área e Cássio fez a difícil defesa, até se machucando no lance e sendo substituído.

FICHA TÉCNICA

CORINTHIANS 1 X 1 SÃO PAULO

Local: Neo Química Arena, em São Paulo (SP)

Data: 22 de maio de 2022 (domingo)

Horário: 16h (de Brasília)

Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (Fifa-GO)

Assistentes: Bruno Raphael Pires (Fifa-GO) e Bruno Boschilia (Fifa-PR)

VAR: Daiane Caroline Muniz dos Santos (Fifa-SP)

Renda: R$ 3.688.132,50

Público: 44.899 torcedores

Cartões amarelos: Du Queiroz e João Victor (Corinthians); Gabriel Neves, Alisson e Diego Costa (São Paulo)

Gols:

CORINTHIANS: Adson (aos 34min do 2º tempo)

SÃO PAULO: Calleri (aos 50min do 1º tempo)

CORINTHIANS: Cássio (Matheus Donelli); João Victor, Gil (Adson) e Raul Gustavo; Gustavo Mantuan, Du Queiroz, Maycon (Giuliano), Renato Augusto, Willian (Junior Moraes) e Fábio Santos (Lucas Piton); Jô.

Técnico: Vítor Pereira

SÃO PAULO: Jandrei; Léo, Diego Costa e Arboleda; Igor Vinícius (Rafinha), Rodrigo Nestor (Gabriel Neves), Igor Gomes, Alisson (Rigoni) e Reinaldo (Patrick); Luciano (Eder) e Calleri.

Técnico: Rogério Ceni



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES