Corinthians contesta punição e diz não cogitar portões fechados na quarta

Clube diz que “lançará mão de todos os recursos legais para reformar a decisão” e pede paciência à torcida para o jogo da próxima quarta-feira

Torcedores presos alegaram inocência | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Corinthians promete contestar até o fim a punição imposta pela Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) de forçar o clube a jogar com portões fechados suas partidas da Taça Libertadores, além de não ter torcedores nos duelos fora. Após reunião realizada nesta sexta-feira, a diretoria alvinegra diz que irá apelar da decisão e que sequer cogita atuar sem torcedores na próxima quarta-feira, diante do Millonarios, da Colômbia, no Pacaembu.

- Só trabalhamos com a hipótese de jogar com torcida, acreditamos na Justiça. A defesa está sendo preparada e será enviada ainda hoje (sexta-feira). Seguramente o tribunal da Conmebol irá analisar a defesa em caráter de urgência até segunda-feira - disse Sérgio Alvarenga, assessor da presidência e ex-diretor jurídico do clube.

A defesa do Corinthians se baseia no princípio da "irreversabilidade" da decisão. Ou seja, caso seja absolvido posteriormente ao jogo de quarta-feira, o Corinthians não terá como ser ressarcido, esportiva e financeiramente.

- A avaliação do nosso advogado especializado é que a decisão foi totalmente injusta e ilegal. Estão punindo quem não cometeu infração alguma. Como ficará o Corinthians se for absolvido, e será, depois de todos esses jogos? Não tem cabimento o clube ser punido antes de apresentar todos esses argumentos - acrescentou Alvarenga.

Responsável por preparar a defesa corintiana, o advogado Luiz Felipe Santoro alega que o Tribunal Disciplinar da Conmebol não tem argumentos suficientes para aplicar essa punição preventiva.

- O Corinthians discorda da punição principalmente por ser de caráter preventivo. Não existem elementos jurídicos para fundamentar uma pena preventiva. Hoje não acho nenhuma pena justa. O vice-presidente (do Tribunal Disciplinar), no exercício da presidência, impôs monocraticamente essa pena preventiva ? argumentou Santoro.

Assim, o Corinthians pede que os torcedores aguardem novas informações referentes ao jogo contra o Millonarios. A partida será a primeira do Corinthians como mandante na fase de grupos da Taça Libertadores. Mais de 28 mil ingressos já foram vendidos para esse confronto.

O Corinthians foi punido após a morte do garoto boliviano Kevin Espada, de 14 anos, atingido por um sinalizador marítimo disparado do setor ocupado pela torcida alvinegra no jogo com o San José, na última quarta-feira, em Oruro, no estádio Jesús Bermúdez. A polícia boliviana prendeu 12 torcedores, indiciados por homicídio.

Integrante do Grupo 5, o time de Tite terá três adversários para enfrentar em São Paulo: além do Millonarios, no dia 27, o time também recebe o Tijuana, do México, no dia 13 de março, e o próprio San José, da Bolívia, no dia 10 de abril. No total, o Corinthians comercializou mais de 83 mil ingressos para esses três jogos.

Confira o comunicado oficial do Corinthians na íntegra:

"A direção do Sport Club Corinthians comunica aos seus torcedores que lançará mão de todos os recursos legais para reformar a decisão imposta pela Conmebol, nesta quinta-feira, dia 21 de fevereiro.

O Corinthians avalia que a punição imposta é injusta, na medida em que prejudica diretamente o direito de inocentes. A medida fere não só o clube, mas, principalmente, os mais de 80 mil torcedores que perderão o direito, já adquirido de forma antecipada, e que não merecem tal pena.

A direção do Corinthians faz questão de deixar claro que confia na Justiça, no bom senso da Conmebol e nos seus órgãos disciplinares.

Por fim, aos torcedores que compraram os bilhetes antecipados, a Diretoria acredita na reforma da pena e pede que todos esperem até a próxima quarta-feira (27) por novas informações."



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES