Corinthians empata com Ceará e segue na liderança

Mas a liderança pode ser perdida nesta quinta-feira, quando termina a oitava rodada

Timão e Ceará empatam | Terra
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Castelão cheio, com recorde de público neste Brasileirão - 44.500 pagantes

e 5.156 não pagantes - e bonita festa da torcida do Ceará e do Corinthians num jogo de líderes invictos. O clima era o ideal para um grande duelo de alvinegros na volta do campeonato após a paralisação da Copa do Mundo. O Vovô, com melhor defesa, recebia o Timão, com ataque mais positivo. Mas emoção mesmo se viu nos 20 minutos finais, quando os dois times tentaram a vitória para disparar na ponta da tabela. A partida, no entanto, terminou 0 a 0 na noite desta quarta-feira. O resultado favoreceu a equipe paulista, que com melhor saldo de gols segue em primeiro lugar na tabela, com 18 pontos ganhos.

Mas a liderança pode ser perdida nesta quinta-feira, quando termina a oitava rodada. Se o Fluminense bater o Presidente Prudente no Maracanã, empata em pontos ganhos e fica na frente no critério de desempate por vitórias.

O jeito para os dois times é secar o Fluminense e esperar a nona rodada. No próximo domingo, o Ceará, em segundo lugar, também com 18 pontos, encara o Inter no Beira-Rio. No mesmo dia, o Corinthians recebe o Atlético-MG, no Pacaembu.

Vovô no ataque

O primeiro tempo do duelo da melhor defesa com o melhor ataque já terminou num empate sem gols justíssimo. Não que o sistema defensivo do Ceará, menos vazado do Brasileirão, com apenas um gol sofrido, merecesse. Sem o zagueiro Anderson e o volante Heleno, suspensos, abusou das falhas de marcação e na saída de bola. Com isso, o goleiro Diego saiu como destaque, com pelo menos duas boas defesas. Sorte também que a linha de frente corintiana sentia a falta dos contundidos Ronaldo, Dentinho e Jorge Henrique. Iarley e Defederico pouco agrediam.Tanto que a melhor chance de gol foi do Vovô.

O time da casa, apoiado pela torcida e estimulado pela possibilidade de roubar do Corinthians a liderança, procurava o ataque logo de início. O cartão de visitas foi logo aos cinco minutos, quando Misael, livre pela direita, tentou tirar Julio Cesar da jogada, mas o goleiro tocou com a ponta dos dedos para escanteio.

O Vovô buscava velocidade, principalmente pelas pontas. O Timão, cadenciado, tinha noção da falta do trio de ataque. Mas a equipe paulista nem demorou tanto a dar o troco. Aos oito minutos, Roberto Carlos bateu cruzado pela esquerda, num cruzamento que quase surpreendeu Diego. O goleiro salvou com um tapa na bola.

Gol perdido

A defesa menos vazada sentia a falta de Anderson e Heleno, e os substitutos Jorge Luís e Careca protagonizaram uma videocassetada ao baterem cabeça aos nove minutos, possibilitando contra-ataque corintiano mal aproveitado devido à lentidão de Danilo. O Ceará mostrava tantos erros de marcação que o Timão alugou meio-campo até os 20 minutos, mas sem criar situações de gol - Alessandro, preso do lado direito, dava poucas opções para abrir o jogo.

A torcida do Vovô começava a se impacientar quando, aos 22, o time conseguiu pela direita a melhor jogada até então. Oziel arrancou, foi à linha de fundo e centrou rasteiro. Geraldo, que tentou organizar as jogadas do time na primeira etapa, mergulhou de peixinho e não alcançou a bola. Washington subiu e a testou na pequena área, mas ela, caprichosamente, quicou e subiu sobre o travessão.

Timão assusta

Se tentava desafogar o Timão da pressão cearense atacando pela esquerda, Roberto Carlos, por outro lado, se atrapalhava na defesa. Aos 29 minutos, deu uma canelada na bola, que foi a escanteio. Na frente, o ataque mostrava tanta lentidão para aproveitar as falhas na marcação adversária que Mano Menezes esbravejava com Defederico, Iarley e Bruno César. As broncas só deram resultado a partir dos 34, quando Iarley rolou para Bruno César soltar uma bomba no ângulo direito que Diego espalmou de mão trocada para escanteio, na defesa mais bonita do jogo.

O Ceará recuou, e o goleiro do Vovô voltou a trabalhar aos 41, quando Bruno César, o melhor do Corinthians, bateu falta de longe que quicou e quase o enganou, e aos 42, quando Danilo tentou encobri-lo em cabeçada pela esquerda. Diego espalmou novamente e saiu como destaque de um primeiro tempo sem brilho das duas equipes.

Bem que o Timão tentou mudar esse panorama no início da segunda etapa. Mas esbarrava num apático Defederico, logo substituído por William Morais. O goleiro Diego, destaque do primeiro tempo, falhou ao cortar mal escanteio cobrado por Bruno César e deu susto na zaga cearense. O técnico Estevam Soares, que estreava no lugar de Paulo César Gusmão no comando da equipe, trocou o meia Geraldo, cansado, por Tony, para dar mais velocidade aos contra-ataques. Mas Misael, que caía pela direita, e Ernandes, pela esquerda, não acertavam os cruzamentos na área.

Jogo melhora

Aos 25 minutos, Mano voltou a mexer no ataque corintiano, ao sacar Iarley, ovacionado pela torcida cearense - natural de Quixeramobim, foi campeão pelo Vovô e é torcedor declarado do clube -, por Souza. Mas quem assustou foi o Ceará, num chute venenoso de Tony. A bola quicou no gramado antes de chegar na direção de Julio Cesar, que espalmou com dificuldade para escanteio.

O jogo melhorou quando Mano trocou o megalento Danilo, que saiu vaiado pela torcida, por Tcheco. No minuto seguinte, aos 32, o meia bateu com violência da meia-direita, para boa defesa de Diego, que socou a bola. Dois minutos depois, Bruno César sofreu falta de Fabrício na altura da meia-lua, desperdiçada para fora dois minutos depois por Chicão, exímio batedor por ali.

Se Tcheco despertou o Corinthians, Tony acendeu a chama do Ceará, que teve três chances seguidas de marcar. Aos 39, ele serviu Washington, que girou e bateu de canhota à direita de Julio Cesar. Aos 41, tocou para Careca bater com violência por cima do travessão. Mas foi aos 42 que a torcida teve o gol da vitória entalado na garganta, quando Misael, pela esquerda, bateu para defesa sensacional de Julio Cesar. O Corinthians até deu uma desafogada no fim e atacou para vencer, mas o empate acabou merecido para as duas equipes.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES