Corinthians põe semestre à prova no sexto jogo do ano

Timão precisa de vitória ou empate com gols para continuar na Copa Libertadores

Jogo contra o Tolima será decisivo para os futuros de Ronaldo e Tite. | AE
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Seis meses em pouco mais de 90 minutos. É isso o que o Corinthians colocará em jogo a partir das 22h (de Brasília), desta quarta-feira (2), em Ibagué, diante do Deportes Tolima, da Colômbia, no segundo e decisivo jogo da fase preliminar da Copa Libertadores.

Caso não consiga uma vitória ou um empate com gols na casa do adversário, o Alvinegro terá que segurar o 0 a 0 para levar a decisão para os pênaltis e tentar a classificação para a fase de grupos do principal torneio do continente. Um fracasso colocará em xeque a sequência do trabalho de Tite no clube, mesmo tendo disputado somente seis jogos em 2011 e, até o momento, estar invicto.

A ameaça iminente de promover um vexame histórico e ser o primeiro time brasileiro a não passar da fase preliminar da competição é assustadora para o experiente lateral-esquerdo Roberto Carlos, um dos maiores líderes do grupo comandado por Tite, e que foi vetado para a decisão por uma lesão na coxa direita.

- Tenho medo sim, não vou mentir. Os caras jogaram muito bem lá no Pacaembu e, colocando time por time, dá uma certa preocupação.

A ausência de Roberto Carlos não será a única mudança do Corinthians em relação ao time que jogou mal e apenas empatou por 0 a 0 com os colombianos, no Pacaembu. Sem inspiração na temporada, o armador Bruno César foi barrado e vai para o banco de reservas.

Tite já decidiu escalar o volante Paulinho na vaga deixada pelo meia, deixando a equipe um pouco mais defensiva. Outra opção seria a entrada do peruano Luiz Cachito Ramírez.

Independentemente da formação que escolher, o que Tite quer é atitude de seus comandados para não correr o risco de ser demitido sem ter perdido uma partida sequer desde que voltou ao país.

- O Corinthians é um time competitivo em sua essência, e isso não pode ser perdido nunca, seja em casa ou fora. Seremos competitivos.

Mais ousadia

Se Tite quer competitividade, Hernán Torres quer ousadia para colocar o Deportes Tolima definitivamente na história. O treinador estuda a possibilidade de mandar o time a campo com dois atacantes, diferentemente do que fez na partida do Pacaembu.

- Cada partida tem uma história diferente. Vamos estudar todas as possibilidades e escolher a melhor para o jogo.

No que depender da vontade de Medina, único atacante escalado no Pacaembu, a decisão de Torres já está tomada.

- Em casa, vamos jogar com dois atacantes e partir para cima. Com dois atacantes, vou ter mais companhia e acho que teremos chances de fazer gols. Se ganharmos, vamos fazer história.

Outro ponto favorável ao Tolima é o estádio Manuel Murillo Toro. Além de estar com um gramado ruim, o que prejudicará o toque de bola corintiano, o palco do confronto costuma trazer sorte aos donos da casa. Em 42 partidas disputadas no local em 2010, o Tolima alcançou 76% dos pontos, com 28 vitórias, 13 empates e somente uma derrota.

FICHA TÉCNICA

CORINTHIANS X DEPORTES TOLIMA

Local: estádio Manuel Murillo Toro, em Ibagué

Data: 2 de fevereiro de 2011, quarta-feira

Hora: 22h (de Brasília)

Árbitro: Roberto Silvera (Uruguai)

Assistentes: Maurício Espinosa e Carlos Changala, ambos uruguaios

DEPORTES TOLIMA: Antony Silva; Vallejo, Arrechea, Julian Hurtado e Félix Noguera; John Hurtado, Chará, Bolívar e Murillo; Castillo e Medina

Técnico: Hernán Torres

CORINTHIANS: Julio Cesar; Alessandro, Chicão, Leandro Castán e Fábio Santos; Ralf, Jucilei e Paulinho; Jorge Henrique, Ronaldo e Dentinho

Técnico: Tite



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES