Corinthians recebe condenação e perde vantagem após cantos homofóbicos

O árbitro Bruno Arleu de Araújo decidiu interromper a partida aos 17 minutos do segundo tempo e retomou aproximadamente quatro minutos depois.

Corinthians recebe punição em próximo confronto após cantos homofóbicos | Reprodução/Danilo Fernandes/Meu Timão
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Durante julgamento realizado no Superior Tribunal de Justiça Desportiva do Futebol (STJD), o Corinthians foi punido com a perda do mando de campo com portões fechados. A decisão foi motivada pelos cânticos homofóbicos entoados por alguns torcedores, em 14 de maio, durante o clássico entre Corinthians e São Paulo.

O confronto ocorreu na Neo Química Arena, com presença exclusiva da torcida mandante, e resultou em um empate de 1 a 1 pelo Campeonato Brasileiro. A próxima partida do Corinthians, em seu estádio pela Série A, está marcada para o dia 2 de julho, contra o Red Bull Bragantino, válida pela 13ª rodada do torneio. Vale ressaltar que ainda é possível entrar com recurso.

Esta é a primeira punição desse tipo desde a adoção do novo Regulamento Geral das Competições da CBF. A sansão prevê aumentou da severidade das penalidades para casos semelhantes neste ano. A partida do ocorrido chegou a ser paralisada pela arbitragem.

O árbitro Bruno Arleu de Araújo decidiu interromper a partida aos 17 minutos do segundo tempo e retomou aproximadamente quatro minutos depois, além de registrar o incidente em sua súmula. Além disso, durante o jogo, os telões da arena exibiram uma mensagem de alerta aos torcedores.

O administrador da Neo Química Arena, Lúcio da Silva Blanco, e o gerente de futebol corintiano, Alessandro, foram ouvidos durante a defesa do clube. Os dois confirmaram que os gritos foram entoados, porém, reforçaram que o clube segue todas as diretrizes e orientações para conscientizar a torcida.

A punição aplicada se baseia no artigo 243-G do Código Brasileiro de Justiça Desportiva. A mesma aborda a prática de atos discriminatórios, desdenhosos ou ultrajantes relacionados a preconceitos por motivo de origem étnica, raça, sexo, cor, idade, condição de pessoa idosa ou portadora de deficiência.

Meionorte.com



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES