Corinthians bate Atlético-PR por 2 a 1

O treinador Mano Menezes foi alvo de protestos por parte da torcida corintiana

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Quatro dias depois da frustrante eliminação na Copa Libertadores, o Corinthians teve dificuldades, mas bateu o Atlético-PR por 2 a 1 de virada no Pacaembu na estreia das duas equipes no Campeonato Brasileiro. Souza, que entrou no segundo tempo, e Ronaldo marcaram para os donos da casa, que terminaram a partida com dois jogadores a mais (o goleiro Neto e o meia Paulo Baier foram expulsos).

O Pacaembu ainda refletia neste domingo a eliminação na Libertadores diante do Flamengo. O time alvinegro jogou para um público razoável e não escapou de ouvir o coro "não é mole não, o Brasileiro virou obrigação" antes de a bola rolar. Pressionado, o Corinthians dominou o primeiro tempo, mas tinha dificuldades para criar chances reais de gol.

Um chute de longe de Jorge Henrique que passou perto da trave do goleiro Neto e uma finalização prensada de Danilo, após belo passe de Ronaldo, levantaram a torcida no Pacaembu. A situação parecia que iria melhorar para o Corinthians quando o veterano Paulo Baier, que já tinha amarelo, tocou a bola com o braço e foi expulso, deixando os visitantes com um a menos aos 41min.

Mas foi justamente quando a equipe de Mano parecia que iria aumentar a pressão que o Atlético-PR, que até então só havia assustado em cabeçada de Chico, abriu o placar. O estreante Wagner Diniz, emprestado pelo São Paulo, cobrou falta da esquerda e a bola passou por toda a defesa antes de morrer no fundo das redes do goleiro Felipe.

Os dois times voltaram com alterações para o segundo tempo. Alessandro deu lugar a Souza no Corinthians, enquanto Javier Toledo saiu para a entrada de Netinho no time rubro-negro. Os donos da casa partiram para cima. Aos 3min, Danilo chutou, Neto defendeu e, no rebote, Elias carimbou Bruno Costa, desperdiçando ótima chance. Pouco depois, foi a vez de Roberto Carlos parar duas vezes no goleiro rival. O gol de empate parecia questão de tempo. E saiu aos 14min dos pés do criticado Souza, que chutou colocado após corta-luz de Ronaldo.

Após o empate, o Atlético-PR se soltou mais e o jogo ficou aberto. A equipe paranaense, porém, se complicaria novamente aos 25min. Dentinho recebeu grande passe de Chicão e foi derrubado pelo goleiro Neto, que levou o vermelho direto. Com dois a menos, o time rubro-negro se fechou em duas linhas de quatro, enquanto o Corinthians se lançou para o ataque. O gol do triunfo alvinegro saiu aos 38min. Souza foi empurrado por Alan Bahia na área. Pênalti, que Ronaldo converteu.

O Corinthians volta a campo no próximo domingo, quando visita o Grêmio no estádio Olímpico. No mesmo dia, o Atlético-PR tenta a recuperação diante de outro rival paulista, o Guarani, na Arena da Baixada.

FICHA TÉCNICA

Corinthians 2 x 1 Atlético-PR

Gols

Corinthians: Souza, aos 14min, e Ronaldo, aos 38min do segundo tempo

Atlético-PR: Wagner Diniz, aos 45min do primeiro tempo

Ponto Forte do Corinthians

Pressionou o tempo todo até encontrar os gols na etapa complementar

Ponto Forte do Atlético-PR

Conseguiu abrir o placar mesmo com um a menos e mostrou consistência defensiva

Ponto Fraco do Corinthians

Dificuldade para criar chances no primeiro tempo e falhas no jogo aéreo na defesa

Ponto Fraco do Atlético-PR

Mesmo no 11 contra 11, mostrou muita falta de criatividade no primeiro tempo

Personagem do jogo

Souza. Criticado pela torcida, o atacante entrou no segundo tempo e mudou a partida

Lance polêmico

Na expulsão de Paulo Baier, os atleticanos reclamaram que o jogador foi empurrado antes de tocar a mão na bola

Os atleticanos reclamaram muito do lance do pênalti sobre Souza, alegando que o jogador simulou

Esquema Tático do Corinthians

4-4-3

Felipe; Alessandro (Souza), Chicão, William e Roberto Carlos; Ralf (Iarley), Elias e Danilo (Jucilei); Dentinho, Ronaldo e Jorge Henrique. Técnico: Mano Menezes

Esquema Tático do Atlético-PR

4-4-2

Neto; Leandro, Rhodolfo e Bruno Costa; Wagner Diniz, Chico, Alan Bahia (Alex Mineiro), Paulo Baier e Márcio Azevedo; Marcelo (João Carlos) e Javier Toledo (Netinho). Técnico: Leandro Niehues

Cartões Amarelos

Corinthians: Danilo e Souza

Atlético-PR: Paulo Baier, Alan Bahia e Leandro

Cartão Vermelho

Atlético-PR: Paulo Baier e Neto

Público: 9.237 pagantes

Árbitro

Marcelo de Lima Henrique (Fifa-RJ)

Local

Estádio Pacaembu, em São Paulo (SP)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES