Corinthians tem seu pior ataque desde 2004

O baixo aproveitamento do Fenômeno, autor de apenas dois em nove jogos, reflete diretamente

Ronaldo: somente dois gols em 2010 | Globo Esporte
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Corinthians só continuará vivo no Campeonato Paulista se vencer o São Paulo, neste domingo, às 16h, no Pacaembu. Mas, para que isso aconteça, o Timão precisará de gols, algo não tão frenquente na atual temporada. Há dois jogos sem balançar as redes e com Ronaldo em baixa, o Alvinegro tem o pior desempenho de seu setor ofensivo desde 2004, ano que passou sem títulos.

O baixo aproveitamento do Fenômeno, autor de apenas dois em nove jogos, reflete diretamente no restante do time. Em 19 partidas até agora na temporada, o Corinthians marcou apenas 25 gols (21 pelo Campeonato Paulista e quatro pela Taça Libertadores), média de 1,31 por confronto. Dentinho é o principal artilheiro, com cinco, seguido pelo volante Elias, com quatro.

O clube só esteve abaixo disso em 2004, quando anotou somente 21 no mesmo período. O rendimento ruim do setor fez a equipe decepcionar em todas as competições. No Paulistão, o time foi apenas o 16° colocado. Já na Copa do Brasil, caiu nas oitavas de final, sendo batido pelo Vitória-BA. A reação só veio no Brasileirão. Depois muito sofrimento, a equipe arrancou na chegada do técnico Tite e terminou em quinto lugar.

Nos anos seguintes, já contando com os reforços de peso da conturbada era MSI, o ataque só melhorou. Em 2005, foram 36 gols em 19 partidas. O número cresceu um ano depois, com os 41 anotados pelo argentino Tevez e sua trupe. Até mesmo em 2007, ano do rebaixamento, o poder ofensivo do alvinegro foi maior nas primeiras partidas ? 36.

Nas mãos de Mano Menezes, o rendimento também não começou dos mais empolgantes, em 2008, com 27 gols marcados. O desempenho, contudo, melhorou no ano passado. Ronaldo entrou apenas no 12° jogo, mas o Timão chegou a 33. Pouco depois, o clube conquistou os títulos do Paulistão e da Copa do Brasil, garantindo o retorno à Taça Libertadores.

Caso passe em branco no clássico deste domingo, o Corinthians não se complicará ainda mais na briga por uma vaga nas semifinais como também igualará um recorde negativo da era Mano. Desde a vinda do treinador, em apenas duas vezes o clube ficou sem marcar em três jogos consecutivos. A primeira foi nos empates por 0 a 0 contra São Paulo, Sertãozinho e Mirassol, no Paulistão de 2008. A segunda, no Brasileiro de 2009, aconteceu diante de Avaí (0 a 0), Náutico (0 a 1) e Flamengo (0 a 1).

Agora, o jejum também preocupa. O Corinthians perdeu por 2 a 0 para o Grêmio Prudente e por 1 a 0 para o Paulista, caindo da quarta para a sexta colocação do Estadual, com 26 pontos, dois a menos que a Portuguesa, última a se classificar neste momento.

Curiosamente, o Corinthians investiu pesado nos últimos anos para reforçar o ataque. Além de Ronaldo, o clube buscou Jorge Henrique, Souza e Iarley, todos com salários elevados e chegando ao clube depois de boas campanhas em outras equipes. O único a agradar, porém, é Dentinho, formado nas categorias de base e escalado ao lado do Fenômeno para pegar o Tricolor.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES