Corinthians vence o Barueri por 2 a1

A primeira vitória do Corinthians no Campeonato Brasileiro não teve a assinatura do craque Ronaldo

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A primeira vitória do Corinthians no Campeonato Brasileiro de 2009 não teve a assinatura do craque Ronaldo, fora por conta de problema na panturrilha direita, mas sim do criticado Souza. Foi o atacante o responsável pelo primeiro gol do Timão na vitória por 2 a 1 sobre o Barueri neste sábado, no Pacaembu. Jean fez o outro, e Daniel Marques descontou nos acréscimos.

Perseguido pela Fiel por conta das más atuações e dos poucos gols (com esse são três na temporada), Souza dessa vez ganhou o reconhecimento dos torcedores, que o aplaudiram quando foi substituído por Henrique. Além da baixa de Ronaldo, Mano não teve outros quatro titulares: André Santos, Chicão, William e Cristian.

O triunfo desta noite dá mais tranquilidade ao Corinthians para a sequência na Copa do Brasil, prioridade alvinegra neste primeiro semestre. Agora, em três rodadas, o Timão tem uma vitória, um empate (Botafogo) e uma derrota (Internacional).

Já a equipe do Barueri, que reclamou bastante da marcação de pênalti em Jorge Henrique, conheceu neste sábado sua primeira derrota no Nacional. Estreante na elite, o time da Grande São Paulo empatou seus dois primeiros jogos.

Pelo Campeonato Brasileiro, Corinthians e Barueri voltam a campo no próximo domingo. Às 16h (de Brasília), o Timão faz o clássico paulista da rodada contra o Santos, na Vila Belmiro. Mais tarde, às 18h30m, o Barueri recebe o Palmeiras, na Arena.

Antes disso, porém, o clube do Parque São Jorge tem um importante duelo com o Vasco, válido pelas semifinais da Copa do Brasil. A partida está marcada para quarta-feira, às 21h45m, no estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro.

Enfim, Souza desencanta

Totalmente diferente em relação ao que o torcedor está acostumado, o Corinthians entrou em campo com cinco titulares e seis reservas. Tudo por conta dos desfalques de Ronaldo, André Santos, Chicão, William e Cristian, poupados para a partida contra o Vasco, pela Copa do Brasil. Douglas, outro titular, ficou no banco como opção.

Antes do início da partida, o técnico Mano Menezes declarou que sua principal preocupação era expor demais a equipe escalada, por conta da falta de entrosamento. Esse foi o motivo para o comandante alvinegro escolher três volantes e nenhum meia. No ataque, a novidade foi Souza, que não tem o apoio da Fiel.

Em busca de sua primeira vitória no Brasileirão e também do primeiro gol (não balançou as redes nas duas primeiras rodadas), o Corinthians foi para cima logo aos 2 minutos. O volante Jucilei fez boa jogada pelo meio e foi derrubado na intermediária. Na cobrança da falta, Saci rolou para Elias mandar por cima do gol.

Apesar de o Timão ter tomado a iniciativa da partida, o Barueri não se intimidou. Respondeu com Thiago Humberto, que chutou de fora da área, aos 5, e depois com Fernandinho, que apareceu na grande área sozinho, aos 11, e tentou cruzar para encontrar um companheiro que concluísse. Felipe e Diego salvaram os anfitriões.

Criatividade não foi o forte de nenhuma das duas equipes na etapa inicial. Felipe e Renê tiveram pouco trabalho nas metas. Mas mesmo assim o Corinthians encontrou uma forma de abrir o marcador no Pacaembu. Aos 17 minutos, o atacante Jorge Henrique invadiu a área driblando e foi derrubado por Daniel Marques. Pênalti!

Na cobrança, aos 18, partiu Souza. Jogador do atual elenco mais criticado pelos corintianos, o atacante bateu no canto direito e colocou o Timão em vantagem. Ele voltou a balançar as redes adversárias depois de 111 dias de jejum. Antes, havia marcado em amistoso com o Estudiantes e diante do Oeste, no começo do Paulistão.

Aos 45 minutos, a melhor jogada do Barueri. Fernandinho fez ótima jogada, entrou na grande área, armou o chute, mas foi interceptado por Jean, que vibrou.

Na saída para o intervalo, os jogadores do Barueri reclamaram bastante da arbitragem de Wilson Luiz Seneme. O lateral-esquerdo Márcio Careca chegou até mesmo a dizer que o árbitro ameaçou marcar mais pênaltis contra o time da Grande São Paulo. Pedrão e Fernandinho também saíram insatisfeitos da etapa inicial.

Reclamações a parte, o técnico Estevam Soares voltou com o Barueri diferente para o segundo tempo. Colocou Éder, ex-São Paulo, no lugar de Marcos Pimentel. Do lado alvinegro, o comandante Mano Menezes preferiu voltar com a mesma formação.

Melhor para o torcedor do Corinthians, que depois de protestar contra o preço dos ingressos durante todo o intervalo, comemorou o segundo gol do Timão aos 3 minutos. Wellington Saci cobrou falta cruzada para área e o zagueiro Jean apareceu sozinho para cabecear na segunda trave. Foi seu primeiro gol pelo Alvinegro.

Com dois gols de desvantagem, restou ao Barueri se expor mais e pressionar os donos da casa. Só que eles pararam em Felipe. Aos 13 minutos, Thiago Humberto acertou um belo voleio e o camisa 1 do Timão defendeu. Aos 14, após cruzamento da direita, o defensor alvinegro deu um tapa na bola e evitou outro lance perigoso.

Aos 17 minutos, o goleiro Felipe mais uma vez salvou o Corinthians de ver sua vantagem diminuir. Após cobrança de escanteio, o zagueiro Leandro Castán subiu mais do que os marcadores rivais e cabeceou forte. Atento, o corintiano defendeu em cima da linha. A bola ainda caprichosamente bateu na trave.

Depois de intensa pressão do Barueri, o Timão conseguiu voltar a levar perigo aos 27 minutos. Souza lançou Morais, que entrou na área em velocidade, chutou cruzado e viu Renê fazer grande defesa, evitando o terceiro gol dos mandantes. Mais tarde foi a vez de Jucilei surpreender na área, driblar e chutar. O goleiro salvou de novo.

A ligeira pressão corintiana diminuiu o ímpeto adversário, que ainda encontrou forças para deixar sua marca aos 47, em cabeçada de Daniel Marques. Os três pontos, porém, ficaram mesmo com os donos da casa.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES