Coritiba volta a vencer após 3 jogos e impede Corinthians de disparar

O Corinthians perdeu uma ótima oportunidade de disparar no Campeonato Brasileiro

Avalie a matéria:
Willian, jogador do Corinthians | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Corinthians perdeu uma ótima oportunidade de disparar no Campeonato Brasileiro. Em uma rodada que rivais como Vasco e Flamengo foram superados, o clube do Parque São Jorge também fracassou no Estádio Couto Pereira ao perder por 1 a 0 para o Coritiba, que reencontrou o caminho das vitórias depois de três partidas. O lateral direito Jonas, principal homem ofensivo do time paranaense ao lado do meia Rafinha, acabou sendo o autor do único gol da tarde.

Mesmo com o resultado negativo, o Corinthians segue na liderança da Série A. A equipe comandada po Tite segue com 40 pontos, dois à frente do São Paulo, que assumiu a vice-liderança ao vencer no último sábado o Figueirense por 2 a 1. Em contrapartida, o Coritiba, com o final do jejum de triunfos, subiu para a primeira metade da classificação, com 29 pontos ao final desta rodada

Posicionado com três atacantes em pleno Couto Pereira, o Corinthians impediu a pressão adversária e dominou a primeira etapa. Apontando em contra-ataques, especialmente puxados por Emerson, o time do Parque São Jorge criou boas oportunidades, mas parou no goleiro Vanderlei. Em três chances, uma com o próprio Emerson, outra de falta com Chicão e a última em contra-ataque com Willian, o camisa 1 da equipe da casa evitou que os visitantes comemorassem a vitória parcial durante os 45 minutos iniciais.

O Corinthians diminuiu o ritmo de jogo durante a segunda etapa. Mesmo com a entrada de Alex no lugar de Danilo, o time paulista não conseguiu manter o domínio do tempo inicial. No entanto, mesmo com o adversário errando muitos passes, o Coritiba seguiu abaixo do nível que geralmente apresenta no Estádio Couto Pereira. Investindo em bolas aéreas, o clube da casa conseguiu abrir o placar aos 28min justamente por conta dessa jogada. O lateral direito Jonas, depois de desvio de Everton, abriu o marcador.

Atrás no marcador, Tite viu-se obrigado a mudar o esquema de jogo para buscar o empate. Assim, o treinador tirou o único volante de contenção, Moradei, e colocou Morais. Contudo, mesmo mais ofensivo, o time do Parque São Jorge não conseguiu modificar o marcador. O Coritiba segurou a posse de bola no campo de ataque, voltou a vencer depois de três rodadas na competição nacional e, de quebra, evitou que o adversário disparasse na liderança competição.

Depois do compromisso fora de casa neste final de semana, o Corinthians volta a campo na próxima quinta-feira, às 21h45 (de Brasília), para uma "decisão" visando o título do Campeonato Brasileiro. No Pacaembu, o clube alvinegro receberá o Flamengo, um dos postulantes ao título. Já o Coritiba vai ao Rio de Janeiro, na mesma data, às 20h30, para encarar o Vasco, outro candidato à taça da Série A.

O jogo

Aliviado depois da tensa vitória sobre o Grêmio no último meio de semana, Tite, sem a pressão sobre uma suposta demissão que ocorreu antes do compromisso no Pacaembu, voltou a ousar na formação corintiana. Diante dos gaúchos, o treinador reforçou o meio-campo com Edenílson; já contra o Coritiba, o comandante colocou Willian e Jorge Henrique, retomando o esquema 4-3-3. Na vaga de Ralf, convocado à Seleção Brasileira para o amistoso desta segunda-feira contra Gana, o técnico escolheu o voluntarioso Moradei.

Apresentando a formação com a qual obteve um soberbo aproveitamento no início da competição, o Corinthians voltou a se comportar com maturidade fora de São Paulo. Pressionando a defesa adversária e dominando a posse de bola, o time alvinegro evitou a pressão da equipe coxa-branca no início do duelo. Entretanto, a equipe visitante acumulava erros de passe, especialmente próximo à área rival, e não ameaçava a meta defendida pelo goleiro Vanderlei.

Preso na bem postada marcação corintiana, o Coritiba criou a primeira jogada ofensiva somente aos 26min de partida. Tcheco arrancou com liberdade pela direita e achou Marcos Aurélio, que, de primeira, deixou Anderson Aquino livre na entrada da área. Na conclusão, o camisa 9 não foi bem e chutou em cima do goleiro Júlio César.

A oportunidade mandante acabou respondida pelo Corinthians imediatamente. Willian recebeu na intermediária e descolou um ótimo passe para Emerson. O camisa 11 da equipe alvinegra superou Pereira na velocidade e chutou cruzado para ótima defesa de Vanderlei, que espalmou com a ponta dos dedos para a linha de fundo. A bola caprichosamente passou rente ao pé da trave direita do Coritiba - no lance, o árbitro Wilton Ferreira Sampaio errou ao marcar apenas o tiro de meta.

Melhor em campo mesmo atuando fora de casa, o Corinthians voltou a ameaçar o time da casa aos 37min. Depois de um longo chute de Leandro Castán, Emerson ganhou na corrida e parou apenas por conta da falta cometida por Lucas Mendes. Na cobrança da infração próxima à entrada da grande área, Chicão surpreendeu e arrematou no ângulo defendido por Vanderlei, que se esticou todo para evitar o primeiro gol corintiano.

O bom posicionamento defensivo e o rápido contra-ataque sacramentaram o Corinthians como a melhor equipe do primeiro tempo. Aos 41min, o time do Parque São Jorge novamente parou no goleiro adversário. Willian recebeu bom passe de Danilo, invadiu a área pelo lado direito e chutou firme. Bem posicionado, Vanderlei espalmou a bola e assegurou o placar sem mudanças até o final da primeira etapa.

As duas equipes retornaram sem alterações para a segunda etapa. Dessa forma, o ritmo de jogo se manteve, com o Corinthians buscando controlar a posse de bola, contra a aceleração do Coritiba, principalmente com Rafinha. E por intermédio da ação individual do meia, o time coxa-branca criou a primeira boa oportunidade logo aos 6min, quando o camisa 100 cruzou na medida para Jonas cabecear por cima da meta de Júlio César.

Apesar da ameaça inicial do Coritiba, o Corinthians manteve a postura de administrar o resultado. Para melhorar a equipe, Tite tirou o discreto Danilo e colocou Alex. Por outro lado, Marcelo Oliveira transformou o time da casa. Com o objetivo de pressionar o rival, o comandante da agremiação coxa-branca colocou em campo Caio e Everton nas vagas de Anderson Aquino e Léo Gago, tornando a formação ainda mais ofensiva.

Ousado nas alterações feitas durante a segunda etapa, o técnico do Coritiba acabou premiado aos 28min da segunda etapa. Depois de cruzamento pela direita, Everton desviou para a trave oposta e encontrou Jonas. Completamente livre, o lateral direito da equipe mandante teve o trabalho de apenas desviar para as redes, promovendo uma enorme festa no Estádio Couto Pereira.

Atrás no marcador, o Corinthians adotou uma postura mais ofensiva. Com Morais na vaga de Moradei, o time do Parque São Jorge buscou pressionar, mas criou apenas uma oportunidade para empatar. Aos 40min, Alex recebeu na intermediária e arriscou de longe. Para azar do camisa 12 do time paulista, a bola explodiu no travessão, frustrando o torcedor do clube alvinegro.

Azar que atingiu também o meia Alex. Nos acréscimos, o corintiano deu um lindo corte em Jéci, invadiu a área e, à frente do goleiro adversário, carimbou a trave esquerda do goleiro adversário. Sorte do Coritiba, que conseguiu segurar o resultado positivo por conta da falta de pontaria do clube paulista.

Ficha técnica

CORITIBA 1 x 0 CORINTHIANS

Gols

CORITIBA: Jonas, aos 28min do 2º tempo

CORITIBA Vanderlei; Jonas, Jéci, Emerson e Lucas Mendes; Leandro Donizete, Léo Gago (Everton); Tcheco e Rafinha; Marcos Aurélio (Willian Farias) e Anderson Aquino (Caio).

Treinador: Marcelo Oliveira.

CORINTHIANS: Júlio César; Alessandro, Chicão, Leandro Castán e Ramon; Moradei (Morais), Paulinho e Danilo (Alex); Willian, Emerson e Jorge Henrique (Taubaté).

Treinador: Tite.

Cartões amarelos

CORITIBA: Anderson Aquino, Leandro Donizete, Léo Gago, Lucas e Emerson

CORINTHIANS: Chicão e Willian

Árbitro

Wilton Ferreira Sampaio (DF)

Local

Estádio Couto Pereira, em Curitiba (PR)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES