CPI não localiza jogadores investigados para depor em caso de manipulação

Os requerimentos solicitando a convocação de Bauermann e Romário colocaram ambos como investigados, o que os torna obrigados a comparecer à comissão.

CPI não localiza jogadores investigados para depor em caso de manipulação | Arte/Meio Norte
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Os jogadores Eduardo Bauermann, do Santos, e Marco Vinícius Alves Bezerra, o Romário, não foram localizados para prestar depoimento à CPI da Manipulação do Futebol. Os parlamentares planejavam que os dois indivíduos comparecessem à reunião marcada para esta terça-feira (13). Ambos já haviam passado por julgamento no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD).

Os requerimentos solicitando a convocação de Bauermann e Romário colocaram ambos como investigados, o que os torna obrigados a comparecer à comissão. Embora tenham o direito de permanecer em silêncio, eles não podem recusar-se a comparecer à CPI. Se eles optarem por não colaborar, a comissão pode recorrer a medidas de condução coercitiva para garantir que a dupla compareça à Câmara.

No caso de Bauermann, sua defesa protocolou um habeas corpus no STF na sexta-feira, solicitando que ele não seja obrigado a prestar depoimento, alegando que o caso já está sendo investigado pela Justiça de Goiás. Nesta segunda-feira, o pedido foi distribuído para o relator André Mendonça.

Segundo o presidente da CPI, deputado Júlio Arcoverde (PP/PI), devido à falta de resposta de ambos, os dados deles foram encaminhados à Polícia do Senado. Será realizada uma busca no banco de dados da Polícia Legislativa para localizar contato atualizado de Bauermann. Caso não seja possível encontrá-lo, a CPI tomará as medidas necessárias junto a Polícia Federal para conduzi-los à comissão.

Embora Eduardo Bauermann e Romário estejam com o paradeiro desconhecido, a reunião da CPI continua marcada para esta terça-feira. A mesma contará com uma audiência pública com a presença de Ronei Ferreira de Freitas, atual presidente da Federação Goiana de Futebol, Cleyton Pereira dos Anjos, ex-presidente do Sindicato dos Árbitros de Futebol de Goiás, e Júlio César Garcias, presidente do Sindicato dos Atletas Profissionais do Estado de Goiás.

A convocação para que os jogadores e outras aproximadamente 40 pessoas prestem depoimento foi discutida e aprovada na terça-feira passada. Esta será a segunda reunião da CPI a contar com depoimentos, seguindo a primeira, que incluiu o testemunho do presidente do Vila Nova, que denunciou o esquema de manipulação de resultados, além da participação de dois representantes do Ministério Público de Goiás.

Meionorte.com



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES