Cruzeiro é impedido de registrar novos jogadores

Penalidade é consequência da ação imposta pelo Zorya pela compra de Willian

Willian, ex-Cruzeiro | Washington Alves/Light Press
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Cruzeiro sofreu nova punição da Fifa. Agora, o clube está proibido de registrar novos jogadores. Essa nova penalidade é consequência da ação imposta pelo Zorya, da Ucrânia, pela compra do atacante Willian, em 2014. As informações foram divulgadas inicialmente pela Rádio Itatiaia. Informaçoes do site GloboEsportes.com

Willian, ex-Cruzeiro 

Um acordo para a quitação da dívida, em torno de 1 milhão de euros, foi anunciado pelo Cruzeiro em agosto. Porém, esse acerto não foi homologado na Fifa.

Em nota, o Cruzeiro contestou a nova punição. A diretoria apresentou documentos que, segundo ela, comprovam que foi fechado um acordo com o Zorya para a quitação da dívida. Os documentos estão disponíveis na nota oficial do clube. 

"É lamentado e contestado pelo Cruzeiro Esporte Clube, já que o acordo celebrado entre as partes, se fez mediante canais oficiais previstos pela Fifa para tanto."

O Cruzeiro explicou na nota como foi feito o entendimento com o Zorya e informou que enviou uma manifestação formal à Fifa no dia 1º de setembro. Nela, o clube exige a reconsideração da nova pena imposta.

Segundo o Cruzeiro, o pagamento ocorreu ao Alik Football Management, da Estônia, que detinha crédito com o Zorya. Porém, o clube ucraniano enviou uma carta à Fifa afirmando que não chegou a nenhum acordo com o clube mineiro e, consequentemente, não assinou o documento.

O Cruzeiro rebateu, indicando os emails do Zorya presentes nos sistemas da Fifa. Em um deles, com carta anexa e com selo do clube ucraniano, o time mineiro diz o Zorya informou que os bens relativos ao processo de Willian foram cedidos ao Alik Football Management, da Estônia, para o qual o Cruzeiro deveria repassar os créditos.

No dia 21 de agosto, o clube de Belo Horizonte foi comunicado da punição que proibiria novos registros de jogadores. O acordo foi encaminhado à Fifa. No dia 26, o Zorya informou que jamais assinou tal documento, e que a assinatura do representante do clube, Oganov, era falsa.

“Na véspera da data de vencimento da dívida, o FC Zorya notificou o Cruzeiro, por meio de seu e-mail oficial, cadastrado no Fifa/TMS, informando que realizou uma cessão do crédito específico ao Alik Football Management, da Estônia. Desta forma, o Cruzeiro negociou o parcelamento do débito diretamente com o Alik, mas, para se resguardar, exigiu que o FC Zorya fizesse parte do acordo como terceiro interessado, e informou que faria o pagamento somente após sua homologação pela Fifa.” - diz a nota oficial do Cruzeiro.

Em meados de maio, o Cruzeiro já havia sofrido uma dura sanção da Fifa. O clube foi condenado a iniciar a Série B do Campeonato Brasileiro com, seis pontos a menos, devido ao não cumprimento da ordem de pagamento referente à dívida com o Al Wahda, pelo empréstimo de seis meses do volante Denilson.

Nota oficial do Cruzeiro

"O Cruzeiro Esporte Clube confirma que recebeu um contato da Fifa sinalizando que o FC Zorya contesta acordo firmado entre os clubes, anunciado oficialmente no mês passado, envolvendo a dívida de 1.159.786,31 euros, vencida em 20 de agosto de 2020.

Diante da contestação do FC Zorya, a Fifa aplicou a sanção de transfer ban (impossibilidade de registro de novos jogadores), o que é lamentado e contestado pelo Cruzeiro Esporte Clube, já que o acordo celebrado entre as partes, se fez mediante canais oficiais previstos pela Fifa para tanto.

Na véspera da data de vencimento da dívida, o FC Zorya notificou o Cruzeiro, por meio de seu e-mail oficial, cadastrado no Fifa/TMS, informando que realizou uma cessão do crédito específico ao Alik Football Management, da Estônia. Desta forma, o Cruzeiro negociou o parcelamento do débito diretamente com o Alik, mas, para se resguardar, exigiu que o FC Zorya fizesse parte do acordo como terceiro interessado, e informou que faria o pagamento somente após sua homologação pela Fifa.

No trâmite, além do selo de autenticação e assinatura do representante do FC Zorya em todos os documentos, nos quais o mesmo atesta, num primeiro momento, a cessão do crédito para o Alik, e, num segundo momento, o termo de formalização do acordo, é importante destacar que a comunicação entre os todos os envolvidos sempre se deu por meio dos canais oficiais estabelecidos pelo sistema Fifa/TMS, que é extremamente rigoroso com o acesso, cadastramento e processos dos seus e-mails.

Sendo assim, diante da manifestação do FC Zorya, a contestação do Cruzeiro se baseia em duas variáveis: ou o sistema da Fifa apresentou algum tipo de falha, o que é pouco provável, ou o clube ucraniano está contradizendo os documentos que seu próprio representante validou e assinou, documentos estes disponíveis em anexo à esta nota.

Por esta razão, na noite de ontem, 1º de setembro de 2020, o Cruzeiro enviou manifestação formal à Fifa, esclarecendo o ocorrido e exigindo a reconsideração da pena por ora imposta. O Clube reitera que em todos os momentos e processos agiu com absoluta clareza, boa fé e dentro da legalidade, confiando que a comunicação feita por meio dos canais oficiais da Fifa, com todos os envolvidos em cópia, inclusive o advogado do FC Zorya, são válidas."



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES