Cruzeiro tem apenas 20% de chances de chegar às oitavas da Libertadores

Classificação do time para a próxima fase depende de combinações de resultados

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O sinal vermelho está ligado na Toca da Raposa. Depois do empate em 2 a 2 nesta quinta-feira, contra o Defensor-URU, a sirene de alerta da Libertadores foi ligada no volume mais alto. Em situação delicada no grupo 5, o time celeste precisa buscar dois bons resultados nas duas rodadas restantes para não ser eliminado na primeira fase, fato que nunca aconteceu nas 14 participações do clube na competição sul-americana. As chances de classificação para o mata-mata são de apenas 20%, de acordo com o matemático Tristão Garcia. O número faz do Cruzeiro o time com menos chances de avançar, abaixo do Flamengo, que tem 23%.

Para chegar lá, o clube tem um grande desafio já na próxima rodada: vencer a Universidade de Chile, em Santiago, no dia 3 de abril. Mas só a vitória fora de casa não basta. Ainda que a Raposa triunfe, uma vitória do Defensor-URU sobre o Real Garcilaso, no Peru, deixaria o time celeste em situação complicada. Se chilenos e uruguaios empatarem na última rodada, a Raposa precisaria construir um saldo de gols maior que da Universidad de Chile, já que Cruzeiro e La U alcançariam os mesmos dez pontos.

O Cruzeiro está hoje em terceiro lugar no grupo, com quatro pontos, três a menos que o Defensor e cinco a menos que a líder La U. O Garcilaso é o lanterna, com três pontos. As contas que o treinador Marcelo Oliveira faz preveem que a Raposa vai chegar aos dez pontos, com duas vitórias. Mais que isso, é preciso acumular um bom saldo de gols (hoje é de apenas 1), para ter tranquilidade no critério de desempate.

- Não acabou ainda. O resultado foi terrível, desastroso, tínhamos 2 a 0 com volume e controle. Mas não acabou. Somos profissionais, vamos absorver, e dependemos de duas vitórias, acredito, para classificar. Temos condições, pelo que o time demonstrou - afirmou Marcelo Oliveira.

Há um panorama que pode dar mais esperanças ao cruzeirense. Para isso, o torcedor celeste precisa torcer pelo Real Garcilaso. Se o lanterna do grupo vencer o Defensor na próxima rodada, no Peru, o Cruzeiro pode empatar com a Universidad de Chile, em Santiago, e ainda assim terá chances de se classificar na rodada final. Para isso, terá que vencer o Garcilaso no Mineirão e contar com um tropeço do Defensor-URU na partida contra La U.

Um terço de chance de eliminação na próxima rodada

Por outro lado, o Cruzeiro tem 33% de chances de ser eliminado da Libertadores já na próxima rodada. Das nove possibilidades de resultados dos confrontos da quarta rodada do grupo 5, três tiram o time celeste da disputa da competição continental. Caso a Raposa empate ou perca da Universidad de Chile, e o Defensor vença o Garcilaso, o time mineiro estará matematicamente fora da competição. Outro resultado que frustra o sonho dos cruzeirenses de conquistar o tricampeonato na América é a derrota para La U e um empate entre peruanos e uruguaios.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES