Após o empate contra o Brasil, cubanos já falam da Argentina

Em clássicos contra a Argentina, o Brasil normalmente entra campo preparado para a tradicional catimba rival

Jogadores de Cuba comemoram empate com o Brasil em Guadalajara | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Em clássicos contra a Argentina, o Brasil normalmente entra campo preparado para a tradicional catimba rival. Mas quando isso acontece diante de um adversário sem tradição, torna-se quase um choque. Ainda mais quando a estratégia para atrasar o jogo é tirar a chuteira do pé e jogá-la no gramado, obrigando o árbitro a parar a partida. A ?tática? usada por Cuba para garantir o empate em 0 a 0, na última sexta-feira, pelos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara, deixou a Seleção sub-20 perplexa.

- Os cubanos comemoraram o empate como se fosse título de Copa do Mundo e acho que devem fazer isso mesmo. Eles queriam esse resultado, tanto que em três vezes os atletas tiraram as chuteiras em campo para parar o jogo. Algo que eu nunca tinha visto no futebol.

A tática pode ser encarada como amadora, mas esta definição é precisa quando se trata do futebol cubano. Seus jogadores atuam apenas em ligas locais, não são profissionais e nem podem deixar o país pelo sonho de construir uma carreira de sucesso.

É o caso do zagueiro Dayan Hernandez. Conformado, ele afirma que seu próximo passo é chegar à seleção sub-23, depois ao time adulto e, em seguida, ser professor de educação física. Tudo isso recebendo apenas uma bolsa de estudo. Por isso, ele não teve vergonha alguma de admitir a tática da chuteira, além de prever sua continuidade no jogo contra a Argentina, neste domingo.

- Fizemos isso conscientemente, sim. Foi uma estratégia para parar o jogo. Não é a primeira vez que usamos isso, mas fizemos poucas vezes. Deu certo e, se for preciso, vamos repetir na próxima partida - disse Hernandez, sem esconder o sorriso.

O goleiro brasileiro César também admitiu nunca ter visto a tática da chuteira. Mas procurou não condenar os adversários.

- Eles jogaram a vida contra nós, e não tem como recriminar alguém por isso. Foi um recurso para ganhar tempo e alcançar o resultado que Cuba queria. Nós precisamos pensar na nossa equipe, pois temos plenas condições de alcançar a classificação - afirmou o jogador do Flamengo.

Sem entrar em polêmica, o técnico de Cuba quis apenas traduzir em palavras a euforia de seus jogadores no gramado do Estádio Omnilife após a partida. Alexander Gonzalez classificou o resultado como possivelmente o mais importante da história do futebol de seu país.

- Para falar a verdade, não esperava que isso pudesse acontecer. A ideia do time era apenas se divertir, mas o que eles fizeram em campo foi sensacional. Jamais vivi uma situação como essa. Os meninos se entregaram de corpo e alma e, com esse resultado, o sonho pode virar realidade. Vamos buscar a vitória e a classificação, que seria o máximo para o povo cubano.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES