Daniel Alves nega uma jogada publicitária: “Foi reação divertida”

Diversas personalidades fizeram o mesmo gesto e postaram nas redes sociais. Ele comemorou a proporção que o ato tomou.

Daniel Alves diz que o mal não se combate com o ma | Cíntia Barlem
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Daniel Alves abriu os olhos do mundo para o racismo ainda presente no futebol. No último domingo, durante a partida do Barcelona diante do Villarreal, ao ter uma banana lançada em sua direção, o lateral do Barcelona pegou a fruta e comeu na partida no estádio El Madrigal diante de milhares de câmeras. A ação se propagou pelo mundo. Diversas personalidades fizeram o mesmo gesto e postaram nas redes sociais. Ele comemorou a proporção que o ato tomou.

- O crescimento de um povo e das pessoas se vê pelas atitudes e não pelas palavras. Eu espero que isso possa gerar muito mais coisas e as pessoas se conscientizem de uma vez que somos todos iguais e temos todos o mesmo objetivo sem tentar causar danos às pessoas até porque somos todos iguais, somos todos humanos - disse Daniel Alves, em entrevista.

No dia seguinte à ação de Daniel Alves, o movimento seguiu com força, mas surgiu a informação de que a publicação de Neymar no Instagram, horas após a atitude do lateral, com a hashtag #todossomosmacacos teria sido criada por uma agência de publicidade. Guga Ketzer, vice-presidente de criação da Loducca, parceira da empresa do atacante em diversos projetos, garantiu que apenas foi dado um suporte ao craque e em nada tem a ver com publicidade.

- Não é uma campanha publicitária. Estão usando pejorativamente como se quiséssemos vender. O que a gente ajudou foi construir tecnicamente um desejo do Neymar se posicionar. Vem de duas semanas atrás, quando ele voltou para Barcelona e imitaram macacos para ele. O pai dele e as pessoas que trabalham com ele pediram nossa ajuda. O desejo era dele. A gente apenas formatou criando uma hashtag - disse o publicitário Guga Ketzer ao GloboEsporte.com.

Daniel Alves também afastou qualquer possibilidade do ato se tratar de uma "jogada de marketing". Ele disse que chegou a comentar com Neymar sobre os atos racistas até porque os dois enfrentaram a situação em partidas anteriores, mas o momento foi totalmente inesperado.

- A gente debateu um dia porque já tinha acontecido isso com ele um dia. Já tínhamos sofrido com isso no estádio. Mas a ação não tem nada a ver com publicidade. Até porque a gente não espera que as pessoas tomem esse tipo de atitude. Futebol é para se divertir é para passar um momento de alegria e diversão - afirmou o jogador do Barça.

O lateral brasileiro ainda ressaltou que não há como programar uma reação dessas, pois nunca se espera que pessoas possam atirar bananas no gramado ou cometerem atos racistas.

- No campo de futebol a gente nunca espera que vão atirar uma banana ou outra coisa parecida. Foi uma reação espontânea. Uma reação à ação até de uma forma divertida de ver um pouco a vida, de tomar algumas decisões e repercutiu no mundo todo algo que eu não pensava que ia ter tanta repercussão pelo jeito do brasileiro ser feliz e ser superior a certos tipos de coisa - garantiu o atleta.

No dia seguinte ao ato racista do torcedor, o Villarreal divulgou um comunicado em que informava sobre o banimento para sempre do autor da ação no estádio El Madrigal e perda do título de sócio. Daniel Alves apoiou a atitude, mas disse que não deve se condenar uma só pessoa. No entanto, ele acredita que o legado de todo ocorrido será positivo e permanecerá daqui em diante.

- Foi uma atitude super positiva mesmo que eu pense um pouco diferente. Não expor tanto as pessoas. De repente ele agiu por impulso e não pensava no tamanho daquela atitude. Mas fica o legado de que as decisões vão ser tomadas com certos tipos de reação. Concordo muito com a atitude deles. Mas penso diferente porque pagar o mal com mal não é minha "vibe". Espero que as pessoas se conscientizem com certos atos, na hora de tomar uma decisão que possa causar tanta coisa ruim - finalizou.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES