Daniel Alves planeja volta, Champions e Copa de 2022

Aos 35 anos, brasileiro faz planos para sequência da carreira.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Um dos atletas mais experientes do Paris Saint-Germain, mais novo apenas do que o goleiro Buffon, o brasileiro Daniel Alves faz planos para triunfar no clube francês e na sequência da carreira. Aos 35 anos, o lateral-direito se recupera de uma lesão sofrida em maio no ligamento do joelho direito e espera voltar a atuar em novembro.

Peça-chave nos planos do PSG dentro e fora de campo, ele aproveitou o lançamento do novo uniforme do time em parceria com a marca de Michael Jordan, nesta quinta-feira, para dar conselhos a Kylian Mbappé, de apenas 19 anos, que subiu de patamar ao conquistar o título da Copa do Mundo com a França este ano na Rússia.

“Acredito que ter um campeão no seu time te dá um respeito dentro das competições, com os adversários também. Eu acho que cada um vai ter o seu protagonismo, mas sem esquecer que isso é coletivo. Por mais que você tenha sido campeão, se a gente não colocar tudo em prol da equipe, você não consegue alcançar os objetivos. Eu tive uma conversa com o próprio Mbappé, e foi uma das coisas que falei pra ele. O desafio agora é continuar sendo campeão, porque quando você conquista a Copa do Mundo é o ápice de um atleta, e ele acabou de conseguir super jovem. Esse é o grande desafio para ele, seguir ganhando e fazer história. Porque com um título, por mais que tenha sido a Copa do Mundo, você não vai conseguir viver. Ele é um moleque muito consciente, com uma família consciente por trás, que não vai deixar sair do caminho. A gente também está ali também para ajudar”, disse o lateral, que foi uma das estrelas do lançamento da camisa ao lado de Mbappé.

Dani Alves revelou que teve um papo com Neymar sobre maturidade após a Copa do Mundo. A aproximadamente dois meses de voltar aos gramados depois de perder o Mundial por causa da cirurgia no joelho, o lateral deixou claro que o seu grande objetivo no PSG é o título da Champions League. Para isso, ele pede uma mudança de mentalidade da equipe.

“Acredito que a gente tem que mudar o espírito, tem que mudar a mentalidade para poder competir na Champions. Competir na Champions não é a mesma coisa que você competir no Campeonato Francês. Eu vivi isso na Juventus e acabei chegando à final da Champions por isso. A gente trocava a mentalidade quando ia competir na Champions, porque a gente sabia que é uma competição de nível superior, que exige um pouco mais. Acredito que é mental mesmo. Eu não aspiro passar das oitavas, acredito que seria muito medíocre se eu te respondesse isso. Meu objetivo é ser campeão, fazer história com esse clube. A gente não pode esconder qual é nosso objetivo principal com medo de falhar. Eu falo, eu vim para o PSG para ganhar a Champions, e enquanto eu for jogador do PSG, esse vai ser o meu desafio aqui. Espero que os outros companheiros pensem igual a mim”, conta.

A chegada do técnico alemão Thomas Tuchel, que substituiu o espanhol Unai Emery no início desta temporada, é um dos fatores apontados por Daniel como grande trunfo para o time francês ir em busca da conquista da maior competição europeia.

“Eu tenho certeza que o PSG encontrou a pessoa idônea, sem desmerecimento ao Unai. Mas acredito que nesse momento o Tuchel era ideal para o nosso desafio da temporada. Ele vem com uma mentalidade, um espírito totalmente diferente do que a gente tinha. Com conceitos totalmente diferentes, e com respeito também totalmente diferente. Eu acredito que a junção dessas coisas vai fazer uma somatória positiva para que as coisas fluam melhor”, afirmou.

Lesão e volta aos treinos

A lesão sofrida em maio, durante a final da Copa da França contra o modesto Les Herbiers, tirou a chance de Dani Alves disputar a sua terceira Copa do Mundo em 2018. No entanto, apesar de ter 39 anos em 2022, o lateral disse nesta quinta que aposta em estar bem fisicamente para disputar o Mundial no Qatar.

“Eu estava lendo uma entrevista do Filipe (Luís) de que quando você atinge certa idade as pessoas já começam a te tratar em fim de carreira. Me apego nas palavras dele, de que jogador tem que ser medido pelo seu momento. Eu vou colher bastante o que plantei lá atrás, e para muitos pode ser surpresa, mas para mim não. Eu pretendo brigar para estar na Copa de 2022. Mas não pelo meu nome, isso é o que me move. Será uma etapa final da carreira, muito emocionante”, disse.

Daniel Alves voltou aos treinos na última quarta-feira e, por enquanto, acompanha os compromissos da equipe de fora. Nesta sexta, o Paris Saint-Germain recebe o Saint-Étienne, às 15h45 (horário de Brasília), no Parque dos Príncipes, pela quinta rodada do Campeonato Francês. Na próxima terça, o PSG estreia na Champions contra o Liverpool, na Inglaterra.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES