‘De ressaca’, Timão faz 2° pior campanha nos pontos corridos

Com a cabeça no Mundial, Corinthians supera só números de 2006 e tem aproveitamento inferior até ao ano em que foi rebaixado para Série B

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Tite e os jogadores do Corinthians reforçam a cada entrevista que levarão o Campeonato Brasileiro a sério, mesmo depois da conquista da Taça Libertadores. Entretanto, os números mostram que a cabeça do Timão parece estar mais no Mundial de Clubes do que nos duelos em território nacional. Após a derrota para o rival São Paulo, de virada, no Pacaembu, o Alvinegro fechou o primeiro turno com seu segundo pior desempenho na era dos pontos corridos.

Em 19 rodadas, o Corinthians soma 24 pontos, sendo seis vitórias, seis empates e sete derrotas. Foram 20 gols marcados, 20 sofridos e apenas a 12ª colocação na tabela. O aproveitamento de 42,10% dos pontos só é superior ao da temporada 2006. O clube fechou a metade inicial da competição com 20 pontos (35,08%) e em 18º lugar.

Naquela ocasião, o Timão iniciou o torneio ainda abalado pela derrota para o River Plate, da Argentina, nas oitavas da Libertadores e correu sério risco de rebaixamento. Ademar Braga foi o primeiro treinador, mas acabou caindo para a chegada de Geninho, que durou apenas 11 rodadas. Somente com a contratação de Emerson Leão o Alvinegro engrenou e se afastou da degola. Em meio a isso, o ídolo Tevez abandonou o clube para atuar pelo West Ham, da Inglaterra.

A campanha corintiana em 2012 é pior até que a de 2007, quando foi rebaixado para a Série B. A equipe dirigida por Paulo César Carpegiani esteve entre os primeiros nas rodadas iniciais, mas despencou de rendimento na parte final. Até o encerramento das 19 primeiras partidas, acumulou 26 pontos (45,61%), ocupando a 13ª posição.

Desde que voltou à elite, o Corinthians vinha com bons números até a metade do Brasileirão. Em 2009, terminou em oitavo, com 28 pontos (49,12%), rendimento superado de longe pelos dois anos seguintes. Foram 37 pontos (64,91%) em 2010 e 2011, quando fechou o turno em segundo e primeiro lugar, respectivamente ? no ano passado, ficou com o título.

O melhor aproveitamento do clube até o momento aconteceu no ano de 2005, com 22 equipes disputando a Série A. O Timão somou 42 pontos (66,66%), em primeiro, arrancando para o título durante a turbulenta gestão da MSI. Já em 2003 e 2004, com 24 participantes, o clube conseguiu 33 (47,82%) e 34 pontos (49,27%), respectivamente, ficando com o nono lugar em ambos.

A diferença está em como o Corinthians tratou o Brasileirão em 2012. Durante as seis primeiras rodadas, o Timão ainda disputava o mata-mata da Libertadores e atuou seguidas vezes preservando seus principais jogadores. Assim que o título foi conquistado, a equipe embalou novamente e acumulou nove partidas sem perder, deixando os últimos lugares e voltando a sonhar. A sequência só foi quebrada nas derrotas nos clássicos contra Santos e São Paulo.

A tendência é que alguns atletas passem a ser poupados com a aproximação do Mundial de Clubes, marcado para dezembro, no Japão. Até lá, o Alvinegro tentará se manter concentrado para grudar dos líderes ou evitar a aproximação da zona do rebaixamento . São 19 pontos abaixo do Atlético-MG e oito acima do Palmeiras, último a cair neste momento.

? Nossa motivação está grande. Ficamos nove jogos sem perder e perdemos dois clássicos, com bom desempenho e atitude. Ninguém quer ficar fora nesse momento. Todo mundo quer subir na tabela e chegar bem ao Mundial ? garantiu o lateral-esquerdo Fábio Santos.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES