De virada, Grêmio vence Flamengo e impõe primeira derrota de Tite

Botafogo, que não joga nessa rodada, vê seus principais adversários serem derrotados

Nathan Fernandes marca o gol da virada do Grêmio | Reprodução / TV Globo
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Ainda vivendo uma lua de mel após a chegada de Tite, o Flamengo, que venceu os últimos dois jogos, foi até Porto Alegre para enfrentar o Grêmio, que vinha de três derrotas seguidas no Brasileiro. No entanto, o tricolor gaúcho surpreendeu o rubro negro carioca de virada e jogou água no chopp dos cariocas que assumiriam a vice-liderança do campeonato se conseguissem a vitória, já que o Bragantino perdeu para o Atlético-MG, em Bragança Paulista.

No melhor estilo lei do ex, o Flamengo abriu o placar com Everton Cebolinha, ainda no primeiro tempo. Mas o Grêmio fez valer o fator casa e mostrou porque é conhecido como Imortal. Com Ferreirinha, Nathan Fernandes e André, o tricolor virou o jogo e garantiu a vitória gaúcha sobre o rubro negro carioca. No fim, Luiz Araújo, de cabeça, ainda descontou para os visitantes, mas já era tarde.

Com o resultado, o Flamengo para nos 50 pontos e perde a chance de ultrapassar o Red Bull Bragantino, que perdeu para o Atlético-MG, e estacionou nos 52 pontos. Quem agradece é o líder Botafogo, que mesmo não jogando na rodada, vê sua vantagem na liderança se manter, mesmo com um jogo a menos.

O resultado ainda fez o Flamengo cair uma posição na tabela, sendo ultrapassado pelo Palmeiras, que goleou o São Paulo por 5 a 0. O Grêmio se recuperou na competição nacional e chegou aos 47 pontos, se mantendo no G6.

O JOGO 

Mesmo fora de casa, foi o Flamengo quem iniciou o duelo com mais ímpeto ofensivo. Em chegada forte pela direita, Arrascaeta encontrou Gerson na área, mas o meio-campista mandou por cima. O camisa 14 voltou a ser perigoso e numa cobrança de falta rasteira, obrigou Grando a espalmar para o lado. Na área, como elemento surpresa, Gerson voltou a finalizar, entretanto pecou na direção. Do outro lado, o Grêmio apostou na bola aérea, mas pouco levou perigo à meta de Rossi.

Aposta de Tite entre os titulares, Everton Cebolinha é um velho conhecido do treinador, já que se destacou sob seu comando na Copa América de 2019. Na primeira chance que o atacante teve para entrar em velocidade, passou por Geromel e ganhou a dividida de Villasanti. Na área, só teve o trabalho de tirar Grando da jogada e abrir o placar.

Com mais liberdade na etapa final, o Flamengo comandou as ações e, naturalmente, levou perigo ao gol gaúcho. Na melhor chance, Pablo aproveitou um escanteio e cabeceou no canto para Grando afastar o perigo. Tite, então, decidiu colocar Everton Ribeiro, Gabigol e Bruno Henrique em campo, formando ao lado de Arrascaeta e Gerson o quinteto que conquistou títulos em 2019.

Com as mexidas de Renato Gaúcho, o Grêmio voltou a ser competitivo na partida. Mais ousado, o Tricolor chegou ao empate com Ferreira, que se aproveitou do erro de Bruno Henrique para tabelar com Villasanti e entrar na área. O jogador só teve o trabalho de tirar Rossi de jogada para estufar a rede. Esse foi o milésimo gol do clube gaúcho na história do Campeonato Brasileiro. Cinco minutos depois, o jovem Nathan Fernandes teve oportunismo a recebe a bola e bater no canto do arqueiro rubro-negro. Ao levar à loucura à Arena, André soltou uma bomba para fazer o terceiro.

No fim, Luiz Araújo, que entrou no segundo tempo, descontou para o Flamengo. O atacante se aproveitou de uma falta cobrada por Everton Ribeiro e cabeceou no canto de Gabriel Grando. Nos minutos finais, o Rubro-Negro não conseguiu mais levar perigo à meta gaúcha e saiu de campo com a primeira derrota da era Tite.

Na próxima rodada, o Grêmio volta a campo para medir forças com o lanterna América-MG, sábado (28), às 19h (de Brasília), no Independência. O Flamengo, por sua vez, não atuará no final de semana, pois o duelo com o Red Bull Bragantino foi adiado. A CBF optou por mudar a data do confronto, pois o Maracanã já está reservado para a Conmebol, que prepara o estádio para a final da Libertadores. Nesse sentido, o Rubro-Negro terá uma semana de preparação para o jogo com o Santos, marcado para dia 1, às 20h, no Mané Garrincha, em Brasília.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES