De volta à seleção, Ronaldinho reencontra a Gana em setembro

Até mesmo o jeito irreverente de comemorar de Ronaldinho deu o ar da graça na festa do título sub-17

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Ronaldinho Gaúcho já fez 93 jogos com a camisa da Seleção Brasileira. Foram 60 vitórias, 22 empates e 11 empates, com aproveitamento de 67,5%. Experiências únicas pelo time canarinho, gols importantes, inclusive em Copas do Mundo, e dois duelos marcantes contra Gana, adversário que vai marcar o seu retorno, no dia 5 de setembro, em Londres.

No primeiro, Ronaldinho sequer imaginava escrever uma história vitoriosa na equipe principal. Em 1997, no Mundial Sub-17, R10 foi um dos destaques da equipe que venceu Gana por 2 a 1 e conquistou o caneco (veja os lances no vídeo acima). E naquele duelo diante dos africanos, no Egito, ele foi fundamental. Até parecia prever o triunfo após o gol de empate, marcado por Matuzálem. O outro foi de Andrei.

- Mãe, nós vamos ganhar - gritou o jogador para a câmera instalada atrás de um dos gols. Parecia prever o sucesso de uma carreira de triunfos pela Seleção.

Até mesmo o jeito irreverente de comemorar de Ronaldinho deu o ar da graça na festa do título sub-17. Na empolgação, o jogador puxou a roda com o seu molejo. Mas o duelo mais importante diante dos africanos ainda estava por vir. Na Copa do Mundo de 2006, nas oitavas de final, Gana cruzou o caminho da Seleção mais uma vez. Triunfo por 3 a 0.

Mas a carreira de Ronaldinho na Seleção não foi marcada apenas pelos duelos diante de Gana. R10 foi decisivo na Copa do Mundo de 2002. Nas quartas de final, no triunfo por 2 a 1 sobre a Inglaterra, o atacante deu o passe para o gol de Rivaldo e marcou, meio que sem querer, o que classificou à equipe para as semifinais do torneio. No entanto, no duelo, ele acabou expulso. Foi oseu primeiro cartão vermelho defendendo o Brasil.

A estreia de Ronaldinho com a amarelinha principal foi em 1999, sob a batuta de Vanderlei Luxemburgo. A primeira vez foi na vitória por 3 a 0 sobre a Letônia. No jogo seguinte, já pela Copa América, disputada no Paraguai, goleada por 7 a 0 sobre a Venezuela e um gol antológico, após chapéu no zagueiro (veja o lance no vídeo ao lado). O cartão de visitas estava dado aos torcedores e aos adversários.

De lá para cá, Ronaldinho colecionou altos e baixos pela Seleção. Após a Copa de 2002, a expectativa era a de que R10 se tornasse a principal referência do grupo. Não foi bem o que aconteceu. No Mundial de 2006, fiasco após derrota por 1 a 0 para a França, nas quarta de final, na Alemanha. O prestígio ficou abalado. Dunga, o novo comandante, preferiu dar uma geladeira no atacante, que chegou a amargar o banco de reservas.

Às vésperas do Mundial de 2010, Ronaldinho não era o mesmo. Dunga fechou o grupo com os 23 preferidos, e R10 não estava entre eles. Ficou fora de sua terceira Copa. O retorno só aconteceu com Mano Menezes, em novembro do ano passado. E não foi como o esperado. Derrota por 1 a 0 para a Argentina, em Doha, no Qatar, com um gol de Lionel Messi.

Com a amarelinha, Ronaldinho marcou 32 gols. Foram oito de pênalti e seis de falta. Estados Unidos, Haiti e Arábia Saudita foram os que mais sofreram, tendo as redes balançadas três vezes cada 10. E Gana já sofreu com o atacante? Ainda não. Mas é tudo o que o técnico Mano Menezes espera do craque do Flamengo: gols e uma boa atuação.

- Penso que o Ronaldinho é o jogador que reúne as maiores condições de estar na Copa do Mundo. Ele é um jogador inteiro. Você não tem notícia na trajetória do Ronaldinho de lesões graves. Ele não é um atleta de ficar fora dos jogos e vem comprovando isso no atual momento. O vejo de forma definitiva nesse processo da Seleção. Acredito que ele possa liderar os jogadores mais jovens, que possa agregar valores que precisamos ? analisou Mano.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES