De volta as quadras após um ano por lesão, Rafael Nadal vence primeira partida

No que Nadal chamou de “provavelmente” seu último ano em atividade, o jogador de Manacor encerrou a partida em uma hora e 29 minutos

Nadal elevou seu nível de tênis no segundo set e com duas quebras liquidou a partida | Bradley Kanaris/Getty Images
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O tenista espanhol Rafael Nadal, afastado das quadras por quase um ano devido a problemas físicos, fez um retorno extraordinário nesta terça-feira ao vencer o austríaco Dominic Thiem em dois sets, com parciais de 7-5 e 6-1, na primeira rodada do torneio de Brisbane, na Austrália.

Com 37 anos e após passar por duas cirurgias no quadril que o impediram de jogar desde janeiro de 2023, ocasionando uma queda para a 672ª posição no ranking mundial, Nadal exibiu momentos de brilhantismo e não deu chances ao seu adversário, que ocupa a 98ª posição no ranking da ATP e já foi o Nº 3.

No que Nadal chamou de "provavelmente" seu último ano em atividade, o jogador de Manacor encerrou a partida em uma hora e 29 minutos, alcançando sua vitória de número 1.069 na carreira. Isso o coloca como o quarto tenista da história com mais vitórias, superando o checo Ivan Lendl. À sua frente, ele está apenas atrás do americano Jimmy Connors (1.274), do suíço Roger Federer (1.251) e do sérvio Novak Djokovic (1.089), o único além de Nadal que ainda está em atividade.

"Hoje é sinceramente um dia emocionante e importante para mim, provavelmente depois de um dos anos mais difíceis da minha carreira", declarou Nadal em entrevista à beira da quadra. "Tive a oportunidade de superar isso e jogar diante de um público incrível, acredito, em um nível muito positivo", acrescentou.

Para quem não acompanhou as notícias do tênis no último ano, não seria evidente que Nadal não havia jogado desde sua derrota na segunda rodada contra o americano Mackenzie McDonald no Aberto da Austrália em 18 de janeiro do ano passado.

Após um primeiro set equilibrado, resolvido com uma quebra para o espanhol no jogo em que Thiem sacava para forçar o 'tie-break', Nadal elevou seu nível de tênis no segundo set e com duas quebras liquidou a partida.

O espanhol mostrou-se muito sólido com seu serviço, sem conceder uma única chance de quebra, e com uma porcentagem de pontos ganhos com seu saque de 87%, jogando, em alguns momentos, um tênis muito brilhante.

Ao ser questionado sobre a ajuda recebida durante sua ausência, Nadal enfatizou a importância do apoio, tanto de seus entes queridos quanto dos torcedores. "Tive a sorte de receber milhares de mensagens no último ano e de ter pessoas fantásticas à minha volta todos os dias, e isso faz a diferença, sem dúvida".

"Estava com saudades de me sentir saudável, competitivo e de jogar diante de arquibancadas lotadas como essas", disse o espanhol, provocando reações apaixonadas de seus torcedores.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES