Debaixo d“água, Lewis Hamilton vence prova dramática no Gp da Bélgica. Massa foi 2º

Felipe Massa foi o segundo colocado e segue na briga pelo título da temporada

Debaixo d"água, Lewis Hamilton vence prova dramática em Spa-Francorchamps. Massa foi 2º | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Em uma prova dram?tica, com as duas voltas finais disputadas debaixo de forte chuva, o ingl?s Lewis Hamilton conquistou uma vit?ria important?ssima no GP da B?lgica, em Spa-Francorchamps. Felipe Massa foi o segundo colocado e segue na briga pelo t?tulo da temporada. Kimi Raikkonen, que fazia uma prova impec?vel, bateu no fim e praticamente deu adeus ? disputa pelo bicampeonato. O alem?o Nick Heidfeld, da BMW, completou o p?dio.

Os demais brasileiros n?o terminaram a prova. Nelsinho Piquet, da Renault, sofreu um acidente sem gravidade na 13? volta, abandonando a prova. J? Rubens Barrichello, da Honda, com problemas na caixa de marchas, saiu da corrida na 20? volta.

Com a pista ?mida, mas sem chuva, a corrida come?ou com uma ?tima largada do finland?s Kimi Raikkonen, passando Felipe Massa e, aproveitando-se de um erro de Lewis Hamilton, assumindo a ponta ainda na primeira volta. Massa permaneceu em terceiro lugar, logo atr?s do piloto ingl?s da McLaren. Heikki Kovalainen, que largara na terceira posi??o, envolveu-se em uma pequena confus?o na largada e caiu para a d?cima posi??o. Com boa recupera??o, o finland?s acabou tocando o carro do australiano Mark Webber quando estava em sexto lugar, perdendo a posi??o para Robert Kubica, da BMW Sauber. Pelo toque em Webber, Kovalainen foi punido com um "drive through" pela organiza??o da prova.

Na 11? volta, Lewis Hamilton fez sua primeira parada nos boxes, ficando apenas 6,8s e caindo para a s?tima posi??o. A estrat?gia foi seguida por Kimi Raikkonen na volta seguinte, o que deixou Felipe Massa na lideran?a da prova com o carro mais leve e sem tr?fego. Na 13? volta, o brasileiro da Ferrari fez o seu primeiro pit-stop, com dura??o de 7,6s. Sem conseguir aproveitar a vantagem de parar ap?s os rivais diretos pela vit?ria, Massa voltou na quinta posi??o, logo atr?s de Lewis Hamilton. Ap?s a primeira rodada de paradas nos boxes, Raikkonen manteve a ponta, com Hamilton em segundo e Massa em terceiro.

Ap?s 19 voltas, a diferen?a de Raikkonen para Lewis Hamilton era de 6,1s e de 9,9s para Felipe Massa. A raz?o era a melhor performance do finland?s no segundo e terceiro trechos da pista. Massa conseguia ir melhor no primeiro trecho, mas n?o o suficiente para tirar a diferen?a que o separava dos dois primeiros colocados. Tr?s voltas mais tarde, na metade da corrida, Raikkonen manteve a dist?ncia para Hamilton, e abriu mais 1,2s para Massa, mostrando consist?ncia durante a prova e fazendo seguidamente as melhores voltas da prova.

A segunda rodada de parada nos boxes aconteceu a partir da 25? volta. Raikkonen e Hamilton pararam ao mesmo tempo, e voltaram sem mudan?a de posi??o um em rela??o ao outro. Massa assumiu a lideran?a provis?ria at? sua parada, na 28? volta, que durou 7,9s e o levou de volta ? terceira posi??o. Ap?s o retorno ? pista, o rendimento da McLaren de Hamilton passou a apresentar melhor rendimento que a Ferrari de Raikkonen, diminuindo a dist?ncia para apenas 1,8s a 14 voltas do fim da prova.

A previs?o de chuva para a parte final da prova mexia com as estrat?gias das equipes. A 12 voltas da bandeirada final, o carro de Felipe Massa tamb?m apresentava melhoria de rendimento, com os pneus de composto mais duro, e diminu?a a dist?ncia para Hamilton para 4s49.

Faltando seis voltas para o fim da corrida, uma chuva fraca come?aou a cair no circuito de Spa-Francorchamps. Como a pista possui mais de 7km de extens?o, alguns trechos do circuito permaneciam secos, e outros, mais ?midos, perdiam ader?ncia. Neste momento, Lewis Hamilton intensificava a persegui??o a Raikkonen e diminu?a a dist?ncia em quatro d?cimos de segundo, ficando a menos de um segundo do finland?s.

A duas voltas do fim, Hamilton conseguiu, enfim, a ultrapassagem sobre Raikkonen ap?s uma manobra arriscada e de um toque entre ele e o finland?s da Ferrari. Como saiu da pista e teve de devolver a posi??o ao rival, Hamilton teve de lutar para ganhar a posi??o. Ao mesmo tempo, a chuva aumentou e, ap?s rodar, Raikkonen acabou batendo e abandonando a prova.

Hamilton, com boa vantagem sobre Felipe Massa, que herdou a segunda posi??o do seu colega de equipe, conseguiu manter a primeira posi??o mesmo ap?s escapar e andar um bom trecho na grama. No fim, com todos os cuidados, Hamilton e Massa cruzaram a linha de chegada em primeiro e segundo lugares, respectivamente.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES